Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8400
Acrónimo :
M8400
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
6.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
12.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
19.0h/sem
Trabalho Autónomo :
56.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


--- Não se aplica ---

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa compreender questões culturais, sociais, legais e éticas inerentes à engenharia e às disciplinas científicas da informática, computação e tecnologias da informação e comunicação. O curso adota recomendações do Currículo de Computação 2013 do IEEE-CS e ACM. Os alunos devem apreender o seu papel individual como profissionais na evolução das disciplinas de computação, examinar as questões filosóficas que desempenham papeis de importância nessas áreas, incluindo a complementaridade entre aspectos técnicos, éticos e deontológicos no desenvolvimento de sistemas computacionais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Desenvolver capacidades de questionamento e reflecção sobre o impacto e implicações socias e éticas das TIC, avaliando possíveis respostas a esses questionamentos. OA2. Pensar de forma crítica acerca do impacto da introdução de uma dada tecnologia ou produto num dado ambiente. Irá essa tecnologia aumentar/degradar a qualidade de vida? Qual será o impacto nos indivíduos, grupos e organizações? OA3. Identificar valores que guiam o dia-a-dia das actividades dos profissionais da informática e TICs, debatendo e familiarizando-se com standards de boas práticas, códigos de conduta e deontológicos estabelecidos por associações profissionais. OA4. Familiarizar-se com as responsabilidades da sua profissão, reflectindo sobre as suas próprias limitações individuais, bem como sobre as ferramentas de trabalho, adoptando, desejavelmente, o compromisso de se manterem actualizados nos conhecimentos necessários ao exercício das suas especialidades e das disciplinas da computação como um todo.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A responsabilidade dos engenheiros: Responsabilidade activa e passiva. Contexto social do desenvolvimento tecnológico. 2. Especificidade das questões éticas na Informática. 3. Abordagens de apoio à decisão e estudo de caso em ética aplicada na computação. Noções de ética normativa e teorias fundamentais: Ética utilitarista; ética deontológica; ética das virtudes. Argumentação. 4. Informática e responsabilidade profissional. Ética em projectos de desenvolvimento de software. Design e poder não intencional. Desenho de software sensível a valores. 5. Privacidade e protecção de dados: A directiva 95/46/CE. Biometria e protecção de dados. O Regulamento Geral de Protecção de Dados de 2016. 6. Propriedade intelectual: direitos de autor e de propriedade industrial; protecção jurídica de programas de computador. Os debates sobre direitos de propriedade: software livre e código aberto vs. software proprietário. 7. Códigos deontológicos e associações profissionais.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Objectivos de aprendizagem / Conteúdos programáticos: OA1: 1, 2, 3, 4, 5, 7. OA2: 3, 4, 5, 6,7. OA3: 5, 6. OA4: 1, 6, 7.

Avaliação / Assessment


A UC está organizado em aulas teóricas, estudos de caso e seminários. Na componente teórica abordam-se perspectivas sobre a ética e responsabilidade profissional, recorrendo ao método expositivo e debates com a participação activa dos alunos. São ainda apresentados e discutidos estudos de caso no domínio da ética e responsabilidade profissional. Os seminários são apresentados pelo docente, pelos alunos e por outros docentes/profissionais/investigadores externos convidados. | A avaliação é periódica: Seminário em grupo: 15% Trabalho individual: 35% (nota mínima 7 valores) Teste individual: 45% (nota mínima 7 valores) Assiduidade/participação: 5% No seminário os alunos organizam-se em grupos e apresentam um dado caso, avaliando-se a correcção e profundidade dos conteúdos apresentados Considera-se ainda a assiduidade e participação do aluno nas aulas. Os alunos não aprovados por avaliação periódica em 1ª época fazem exame na 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é realizado da seguinte forma: - Trabalho escrito individual: OA1, OA2, OA4 - Seminário: OA1, OA2, OA3, OA4 - Teste individual: OA1, OA3, OA4 A apresentação de seminários pelos alunos realiza-se no âmbito do estudo de um caso real, no âmbito de tópicos diversos de ética e responsabilidade profissional, procurando fomentar o debate e o desenvolvimento da capacidade de análise crítica dos alunos. São ainda convidados especialistas externos de outras universidades/instituições para apresentação de seminários na disciplina. O trabalho escrito, de carácter individual, tem a forma de um pequeno relatório de progresso da aprendizagem, onde se pretende que o aluno sistematize e aprofunde aquisições relevantes do estudo da matéria, mas também que aprofunde a sua capacidade criativa através da elaboração de um caso hipotético ou real sob o qual deverá adoptar um ponto de vista ético para a sua clarificação. O teste escrito individual é realizado no final do semestre.

Observações / Observations


Para o aluno ter nota máxima na componente de assiduidade terá que participar pelo menos em 60% das aulas Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Outros textos a indicar e distribuídos pelo docente ao longo do semestre (Other texts indicated by the teacher during the semester). Bynum, Terrell Ward, and Simon Rogerson, (2004), Computer Ethics and Professional Responsibility: Introductory Text and Readings. Oxford: Blackwell, 2004. Ethics, Technology, and Engineering: An Introduction. Ibo van de Poel, Lamber Royakkers, April 2011, Wiley-Blackwell

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The General Data Protection Regulation Portal, https://www.eugdpr.org/ Tavani, Herman T. (2004), Ethics and Technology: Ethical Issues in Information and Communication Technology. New York: John Wiley & Sons.[ I.184 TAV*] Spinello, Richard A. (2003), Case Studies in Information Technology Ethics. 2nd ed. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall,. Smith, BC (1996). Limits of correctness in computers. In Computerization and controversy (2nd ed.), Pages 810-825, Academic Press, Inc. Orlando, FL, USA (C)1996 Rudinow, Joel, and Anthony Graybosch, eds. (2002), Ethics and Values in the Information Age. Wadsworth,. Reynolds, George, (2002). Ethics in Information Technology. Course Technology. Moore, Adam D. (2001), Intellectual Property and Information Control: Philosophical Foundations and Contemporary Issues. New Brunswick, NJ: Transactions Publishing. Makau, J and Arnett, R. (Eds) (1997) Communication Ethics in an Age of Diversity, University of Illinois Press. Kling, Rob (1995), Computerization and controversy: value conflicts and social choices, San Diego : Academic Press. [S.143 Com 2 ª ed -] Hamelink, Cees J. (2000), "The Ethics of Cyberspace", London, Sage [S.133.2 HAM*Eth 2 ex] Halden, Ian (2007), Computer Crimes and Digital Investigations, Oxford University Press. Gunn, Alastair S., and P. Aarne Vesiland. (2003) Hold Paramount: The Engineer's Responsibility to Society. Brooks/Cole-Thompson Learning. Friedman, Batya, et al. (2013). "Value sensitive design and information systems." Early engagement and new technologies: Opening up the laboratory. Springer Netherlands, 2013. 55-95. Jeroen van den Hoven, Aimee van Wynsberghe (2015). Charting the Next Decade for Value Sensitive Design. Aarhus Series on Human Centered Computing, [S.l.], v. 1, n. 1, p. 4, oct. 2015. ISSN 2445-7221. Friedman, Batya, David G. Hendry, Alina Huldtgren, Catholijn Jonker, Floridi, Luciano, ed. The Cambridge handbook of information and computer ethics. Cambridge University Press, 2010. Floridi, L. (1999), Philosophy and Computing, London: Routledge. De George, Richard T. (2003), Ethics of Information Technology and Business, London, Blackwell Publishers. Cranor, Lorrie Faith, and Shane Greenstein, eds. (2002), Communication Policy and Information Technology: Promises, Problems, Prospect. Cambridge, MA: MIT Press. Cordeiro, A.B.N (2020). Direito da Proteção de Dados à luz do RGPD e da Lei n.º 58/2019, Edições Almedina.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16