Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8465
Acrónimo :
M8465
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
12.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


. Compreender os passos e técnicas necessárias para planear e desenvolver uma auditoria; . Dominar um conjunto de conceitos organizacionais e tecnológicos essenciais ao desenvolvimento da actividade de auditor; . Aprender os princípios gerais da metodologia COBIT; . Conhecer os standards técnicos e standards profissionais de auditoria. . Reconhecer a importância da qualidade no desenvolvimento da actividade de auditoria e de desenvolvimento de Sistemas de informação. . Compreender as dos teóricos principais da gestão da qualidade . Desenvolver um projecto de gestão de qualidade

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


. Abordar a área da qualidade no sentido de conhecer os principais processos da respectiva gestão, orientando no sentido de ver como se aplica na realidade das organizações actuais. . Saber aplicar as abordagens e as técnicas de planeamento e desenvolvimento de uma auditoria de Sistemas de Informação, nas vertentes de processos, segurança, projectos e outros;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Qualidade como um novo paradigma da gestão Qualidade e Estratégia Qualidade: Definições Qualidade: as ideias principais de Deming, Juran, Ishikawa, Feigenbaum, Oakland e Imai Qualidade: Ferramentas Qualidade: elaboração de um programa de gestão da qualidade. Introdução à auditoria Informática O programa de auditoria informática Análise de risco em auditoria informática Abordagem formal da auditoria informática As Frameworks COBIT e COSO Sarbannes Oxley A utilização de CAAT's (Computer Audit Auxiliary Techniques and Tools)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As noções relativas aos temas da qualidade e da auditoria de SI são ilustradas e treinadas usando pequenos exemplos em aula. São ilustrados casos completos da aplicação de conceitos de qualidade, dos modelos e técnicas da auditoria de SI. Os alunos treinam pequenos exercícios em sessão, em grupos de trabalho. Apresentam as suas resoluções, que são discutidas e avaliadas nas sessões.

Avaliação / Assessment


O processo de aprendizagem estará centrado na apreciação e resolução de artigos e estudos de caso, que visam aliar os conhecimentos teóricos adquiridos pelo formando. | Avaliação continua: Dois testes individuais (50% cada) sobre cada um dos tópicos do programa. A média das notas dos elementos de avaliação (não inferior a 8 valores em cada um ) constituirá a nota final deste regime, que, sendo maior ou igual a 10 valores, dispensará o aluno de exame final. Exame Final: O exame final é composto por um teste escrito individual e sem consulta, que engloba toda a matéria.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A transmissão de matéria através da discussão de casos de estudo com os mestrandos durante a aula. Tal permite que o docente confronte os alunos com cenários alternativos. Este tipo de abordagem potencia o treino de mecanismos de abstracção e partilha de conhecimento.

Observações / Observations


Tendo em conta o Despacho 31/2020 foram feitas as seguintes alterações ao processo de avaliação, que foram comunicadas ao coordenador de ano/curso e aos estudantes: Avaliação contínua de Auditoria será um trabalho individual Avaliação contínua de Qualidade será um teste via eLearning(Blackboard) Exame de recurso e época especial será presencial Estas alterações foram validadas com o diretor do MIG. Equipa docente Prof. Doutor Rúben Pereira (DCTI) Prof. Doutor Nelson António (EG) Colaborações externas: conhecida entidade de consultoria nestas áreas

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pompon, Raymond (2016). IT Security Risk Control Management: An Audit Preparation Plan Davis, Chris & Schiller, Mike (2011). IT Auditing Using Controls to Protect Information Assets Teixeira, António & Rosa, Álvaro & António, Nelson (2007). O Doce Amanhecer da Ciência da Gestão: Uma Perspectiva Filosófica, Pedago. Logothetis, N. 1992, Managing for Total Quality, Prentice-Hall. António, Nelson Santos & Teixeira, António, 2007, Gestão da Qualidade: de Deming ao Modelo de Excelência da EFQM, Edições Silabo

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Manual do COBIT Manual do CISA

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16