Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8474
Acrónimo :
M8474
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de nível intermédio de Contabilidade Financeira.

Objetivos Gerais / Objectives


Sensibilizar os alunos para a importância da auditoria como instrumento fundamental da gestão e explicitar as actividades do processo de auditoria.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Destacar a relevância da auditoria como instrumento de apoio à Gestão e como fonte de credibilidade dos mercados. 2. Compreender um Relatório de Auditoria. 3. Explicitar a importância do planeamento do trabalho de auditoria e da abordagem seletiva dos riscos de auditoria. 4. Debater os procedimentos e testes de auditoria desenvolvidos para validar os saldos finais das demonstrações financeiras. 5. Clarificar o âmbito de atuação e das responsabilidades dos Auditores.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. INTRODUÇÃO 1.1. Enquadramento da auditoria; 1.2. Auditoria e Contabilidade; 1.3. Tipos de opinião; 1.4. A prova em Auditoria. 2. AVALIAÇÃO DO RISCO E MATERIALIDADE 2.1. O Risco em auditoria; 2.2. A fraude em auditoria; 2.3.Tipos de testes; 2.4. Procedimentos de conformidade e procedimentos substantivos. 3. PLANEAMENTO EM AUDITORIA 3.1. Avaliação do Sistema de Controlo Interno; 3.2. Testes substantivos. 4. AUDITORIA AOS PROCESSOS DE NEGÓCIO 4.1. Aquisições e Contas a Pagar; 4.2. Vendas e Prestações de Serviços, e Contas a Receber; 4.3. Capital Próprio e Outras Transações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ponto 1 do programa OA2 pontos 1 e 2 do programa OA3 pontos 3 do programa OA4 ponto 4 do programa OA5 ponto 5 do programa

Avaliação / Assessment


Nesta unidade curricular, os sistemas de avaliação são: - Avaliação Periódica: Teste intermédio (40%); Frequência (60%); - Avaliação por exame: Exame (100%). Esta unidade curricular tem uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas lecionadas para efeitos de "Avaliação Periódica". Neste caso, o aluno tem de realizar todos os elementos de avaliação, não podendo em quaisquer elementos dessa avaliação, obter uma nota inferior a 7,5 valores, sob pena de ser automaticamente remetido para exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos. As aulas serão: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA). MEA1 Transversal a todos os OA MEA2 Aplicável ao OA 2, 3, 4 e 5 MEA3 Aplicável aos AO 3 e 4 MEA4 Transversal a todos os OA

Observações / Observations


Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- INTERNATIONAL AUDITING AND ASSURANCE STANDARDS BOARD (IAASB) Manual das Normas Internacionais de Controlo de Qualidade, Auditoria, Revisão, Outros Trabalhos de Garantia de Fiabilidade e Serviços Relacionados, Edição 2015, Parte I e Parte II, Tradução e republicação da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas. - Lopes, I. T. (2019). Auditoria Financeira: Do Controlo Interno ao Controlo Externo Independente, Coimbra: Edições Almedina. - Johnstone, K. M.; Gramling, A. A. and Rittenberg, L. E. (2019) Auditing: A Risk-Based Approach to conducting a Quality Audit, Eleventh Edition, Boston: Cengage Learning.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- IFRF - International Financial Reporting Foundation (2020). International Financial and Reporting Standards, available at http://www.ifrs.org. - Beasley, M. S.; Hogan, C. E.; Arens, A. A. (2020). Auditing and Assurance Services, Global Edition, 17th Edition, England: Pearson.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16