Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2012/2013
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver as capacidades comunicativas do aluno a fim de melhorar a sua eficácia pessoal e relações interpessoais
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Demonstrar competências de comunicação 2. Conceber e apresentar apresentações comunicativas 3. Demonstrar eficácia na comunicação
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ferramentas de comunicação 2. Competências e técnicas de apresentação 3. Estudo de situações específicas (dando feedback, negociação, resolução de conflitos) 4. Comunicação empresarial e imagem
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - (CP1) Ferramentas de comunicação OA2 - (CP2) Competências e técnicas de apresentação OA3 - (CP3) Estudo de situações específicas; (CP4) Comunicação empresarial e imagem
Avaliação / Assessment
Trabalho escrito: 20% Exame: 80%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1, OA2 e OA3 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1, OA2 e OA3 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.
Observações / Observations
Horário de atendimento a alunos é facultado online.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
3. Face-to-face Communications for clarity and impact ? Harvard Business Scholl Press, Boston, USA Presentations that persuade and motivate ? Harvard Business School Press, Boston, USA. 2. Presenting to win ? Jerry Weissman, Prentice Hall. 1. The fifth discipline fieldbook - Senge, Peter (Nicholas Brealey, London).
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
12. The last word on Power - Tracy Goss 11. Eliminating fears: an intervention that permanently eliminates the fear of public speaking. J Wiley,2006. 10. The ten worst presentation moments, Microsoft Corporation, 2006. 9. How to make your case in 30 seconds or less ? Harvard management Communication Letter article. N Wreden, 2002. 8. How to craft Successful business presentations and effective public speaking ? Patrick Forsyth, 2006. 7. Improve your Communication skills ? The Sunday Times, Alan Barker, 2006. 6. Effective Communication ? Harvard Business Review, 1999. 5. Don?t let the messenger they shoot, be you! ? C. Mike Jousan, Scottsdale, Arizona, USA 4. How to talk to anyone, anytime, anywhere ? the secrets of good communication ? Larry King (1994). 3. The power of persuasion ? Rupert Eales-White, Kogan Page Limited, London, UK. 2. 30 minutes before a presentation ? Patrick Forsyth, Kogan Page Limited, London, UK. 1. Non-violent Communication, a language of life ? Marshall B. Rosenberg (2003), A Puddle Dancer Press Book.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16