Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8486
Acrónimo :
M8486
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular procura proporcionar aos alunos a aprendizagem relativamente a diferentes métodos de abordagem na consultoria e às diferentes actividades diárias numa consultora de gestão.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Conhecer as abordagens de investigação-acção e desenvolvimento organizacional. OA2. Conhecer a abordagem geral das consultoras de gestão. OA3. Pesquisar informação e preparar reuniões com clientes. OA4. Preparar propostas comerciais OA5. Desenvolver projectos de consultoria.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Noções de action research e desenvolvimento Organizacional; 2. Consutoria e resolução de problemas; 3. Pesquisa em consultoria; 4. Contactos com clientes; 5. Propostas comerciais; 6. Gestão do risco e orçamentação; 7. Gestão de projecto; 8. As competências do consultor 9. Estudo de casos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta coerência decorre da articulação dos conteúdos programáticos com os objectivos da aprendizagem (OA) OA1: 1 OA2: 2; 3; 4; 5; 6; 7 OA3: 3; 4; 9 OA4: 3; 4; 5; 9 OA5: 2; 3; 4; 7; 9

Avaliação / Assessment


Regime regular: Supõe-se a presença assídua nas aulas (80%) e um trabalho contínuo ao longo do semestre. - Trabalho de grupo + Apresentação: A ponderação final é de 50%. - Frequência individual: a ponderação final deste trabalho é de 50%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 9,5 valores na frequência. Regime Exame: Exame final (100% da avaliação final). A nota do trabalho de grupo não será considerada para efeitos de avaliação em regime de exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas: Discussão em sala e análise de casos práticos; 3. Activas: realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo: relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Abordagem expositiva: OA1 e OA2 2. Abordagem participativa: OA3, OA4 e OA5. 3. Abordagem activa: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5. 4. Auto-estudo: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5.

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Senior, B. & Swailes, S. (2010). Organizational Change. Essex: Prentice Hall. Schein, E.(1999). The Corporate Culture. Survival Guide. Warren Bennis Book. Gallos, J.V. (2006). Organization Development. New York: Jossey Bass. Ferreira, A.I. & Martinez, L.F. (2008). Manual de Diagnóstico e Mudança Organizacional. Lisboa: RH Editora. Anderson, D. (2012). Cases and exercises in organizational development & change. London: Sage. Anderson, D. (2012). Organization development. The process of leading organizational change. London: Sage.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Liu Y, Perrewé P.(2005) Another look at the role of emotion in the organizational change: A process model. Human Resources Management Review 15 (2005) 263-280 Weick, K., Quinn R (1999)-Organizational Change and Development Annual Review Psychology, pp 361-86 Schein E. (1999), Process Consultation. Revisited Building the Helping Relationship,Addison-Wesley Porras, J. (1987). Stream Analysis. Addison-Wesley Publishing Company. Mintzberg, H. (1982). Structure et Dynamique des Organisations. Les Editions d´Organisation. Psychological Association Levinson H.(2004 ),Organizational Assessment. A step by step guide to effective consulting, American Hoftstede, G (2010)-Cultures and Organizations. Software of the mind. Harrison M, Shirom A(1999)-Organizational Diagnosis and Assessment. Sage Publications Cameron K.; Quinn R. (1999)-Diagnosing Changing Organizational Culture. Addison-Wesley

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16