Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Ser capaz de analisar criticamente e de conceber os sistemas de avaliação de desempenho capazes de promover a melhoria da performance empresarial.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Evidenciar as limitações dos sistemas tradicionais de avaliação de desempenho no contexto do novo ambiente de negócios; OA2. Apresentar sistemas de avaliação de desempenho alternativos aos tradicionais que possam ser eficazes para apoiar decisões empresariais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Informação para a gestão 2. Performance global: balanced scorecard e tableau de bord 3. Os sistemas de segmentação de custos e margens: a absorção e a gestão do valor pelo resultado residual 4. Organização da estrutura empresarial em centros de responsabilidade e avaliação da performance dos centros de responsabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (AO) e os conteúdos programáticos relacionam-se do seguinte modo: OA1 Capítulos 1 e 3 OA2 Capítulo 2, 3 e 4
Avaliação / Assessment
1) Avaliação periódica: Instrumentos: trabalhos ou casos, individuais/grupo (40%) e teste escrito individual (60%). Aprovação: a) mín. 7,5 valores em cada uma das provas ou conjunto de provas individuais; b) classificação final mín. 10 valores; e, c) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. 3) Avaliação por exame (2ª época): teste escrito (100%) com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. 2. Participativas, para a análise de casos. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e/ou de grupo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. MEA1: Transversal a todos os OA MEA2: Transversal a todos os OA MEA3: Transversal a todos os OA MEA4: Transversal a todos os OA
Observações / Observations
Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Simons, R. (2013). Performance Measurement and Control Systems for Implementing Strategy Text and Cases. Pearson Edition. Merchant, K. A., e Van der Stede, W. A. (2018). Management Control Systems. Performance Measurement, Evaluation and Incentives. Prentice Hall.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Simões, Ana Maria; Rodrigues, José Azevedo (2011). O uso e impactos do Balanced Scorecard na gestão das empresas. Revisão de literatura e oportunidades de investigação, Revista Iberoamericana de Contabilidad de Géstion, Jul-Dez. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2008). Mastering the management system. Harvard Business Review, Jan, 2-17. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (2000). Having trouble with strategy? Then map it. Harvard Business Review, Sep-Oct, 167-176. Kaplan, R. S., e Norton, D. P., (1996). Using the balanced scorecard as a strategic management system. Harvard Business Review, Jan-Feb, 75-85. Kaplan, R. S., e Norton, D. P. (1992). The balanced scorecard measures that drive performance. Harvard Business Review, Jan-Feb, 71-79. Daum, J. H. (2005). French tableau de bord: better than the Balanced Scorecard?. Der Cntrolling Berater, issue 7/December 2005, pp. 2/459-502.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16