Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8497
Acrónimo :
M8497
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de Inglês suficientes.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo da unidade curricular é abordar a criação de novos produtos e serviços através de uma perspectiva interdisciplinar, integrada e estruturada que tome em consideração as funções de marketing, concepção, finanças e operações.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os Mestrandos devem ser capazes de... 1. Compreender o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, quer considerando todas as áreas funcionais da empresa, quer como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz. 2. Descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas actividades de desenvolvimento de produto; planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar, em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objectivo final, por vezes com informação limitada. 3. Descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP). 1.1. Inovação, conhecimento, productos e marcas e, DNP. 1.2. DP como um processo. 1.3. Métricas do processo de DP: qualidade, produtividade e "time-to-market". 2. Planeamento de produto 2.1. Necessidades do utilizador 2.2. Especificações de produto 2.3. Geração de conceitos 2.4. Selecção de conceitos 2.5. Especificiades no planeamento de serviços 3. Arquitectura de produto 3.1. Gestão do processo de desenvolvimento do produto 3.2. Concepção industrial 3.3. Concepção para X e a perspectiva de ciclo de vida 4. Prototipagem real e virtual 5. Patentes e propriedade industrial 6. Planos de negócio e modelos financeiros´ 6.1. Modelo financeiro 6.2. Análise de sensibilidades 6.3. Compromissos do projecto 6.4. Factores qualitativos 7. Desenvolvimento de serviços. 7.1. Diferentes tipologias de serviços 7.2. Processo de desenvolvimento de novos serviços 7.3. Inovação em serviços e o consumidor

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 OA2 - CP2, CP3 OA3 - CP4, CP5, CP6, CP7

Avaliação / Assessment


A) Avaliação contínua: 1.Participação, assiduidade (80% min) e pontualidade. 2.Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val. 3.Avaliação individual dentro do projecto de grupo (30%): min 8.5 val. 4.Casos individuais (20%): min 8.5 val. Sem teste final B) Final (Para alunos que não obtiveram aprovação em avaliação contínua): Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno. Média ponderada terá de ser superior a 10 val.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a metodologias: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura: Todos 3. Metodologias activas e colaborativas com realização de trabalhos de grupo: Todos 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bento, P., 2013. New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6) Ulrich, K. and Eppinger, S., 2012. Product Design and Development. 5th Edition. McGraw-Hill/Irwin.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall. Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press. Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill. Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall Kelley, T., 2001. The Art of Innovation. Crown Business

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16