Programa

Curso Institucional em Escola de Gestão

Programa

1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP). 1.1. Inovação, conhecimento, productos e marcas e, DNP. 1.2. DP como um processo. 1.3. Métricas do processo de DP: qualidade, produtividade e "time-to-market". 2. Planeamento de produto 2.1. Necessidades do utilizador 2.2. Especificações de produto 2.3. Geração de conceitos 2.4. Selecção de conceitos 2.5. Especificiades no planeamento de serviços 3. Arquitectura de produto 3.1. Gestão do processo de desenvolvimento do produto 3.2. Concepção industrial 3.3. Concepção para X e a perspectiva de ciclo de vida 4. Prototipagem real e virtual 5. Patentes e propriedade industrial 6. Planos de negócio e modelos financeiros´ 6.1. Modelo financeiro 6.2. Análise de sensibilidades 6.3. Compromissos do projecto 6.4. Factores qualitativos 7. Desenvolvimento de serviços. 7.1. Diferentes tipologias de serviços 7.2. Processo de desenvolvimento de novos serviços 7.3. Inovação em serviços e o consumidor