Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimentos de Inglês suficientes.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo da unidade curricular é abordar a criação de novos produtos e serviços através de uma perspectiva interdisciplinar, integrada e estruturada que tome em consideração as funções de marketing, concepção, finanças e operações.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes devem ser capazes de: OA1. Compreender o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, quer considerando todas as áreas funcionais da empresa, quer como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz. OA2. Descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas atividades de desenvolvimento de produto; planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar, em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objetivo final, por vezes com informação limitada. OA3. Descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP). CP2. Planeamento de produto CP3. Arquitetura de produto CP4. Prototipagem real e virtual CP5. Patentes e propriedade industrial CP6. Planos de negócio e modelos financeiros CP7. Desenvolvimento de serviços.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos CP1 irão expor os estudantes ao desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, considerando todas as áreas funcionais da empresa e como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz (OA1). CP2-CP3 permitirão aos alunos descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas atividades de desenvolvimento de produto, bem como planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objetivo final, por vezes com informação limitada (OA2). Os conteúdos CP4-CP7 capacitarão os estudantes a descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio (OA3).
Avaliação / Assessment
A) Avaliação ao longo do semestre: 1.Assiduidade (80% min). 2.Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val. 3.Avaliação individual dentro do projeto de grupo (30%): min 8.5 val. 4.Casos individuais (20%): min 8.5 val. Sem teste final B) Exame Final (Para alunos que não obtiveram aprovação em avaliação ao longo do semestre): Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno. Média ponderada terá de ser superior a 9.5 val
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Durante o período de vigência, serão utilizadas as seguintes metodologias: 1. Expositivas: Aulas teóricas para apresentação de quadros teóricos, seguidas de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: na análise e discussão de exercícios práticos; 3. Ativas e Experimentais: com trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de exercícios práticos, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos pelo desenvolvimento dos trabalhos de grupo e individuais, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ulrich, K. and Eppinger, S. (2020) Product Design and Development. 7th Edition. McGraw-Hill/Irwin. Bento, P. (2013) New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall. Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press. Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill. Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall Kelley, T., 2001. The Art of Innovation. Crown Business
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30