Programa
Mestrado em Gestão Internacional
Programa
1.- O ambiente e o empreendedor: O papel do mercado e intermediação financeira; condições legais e culturais; o perfil do empreendedor. 2.- Plano de negócios e fontes de valor: Objectivos e componentes do plano de negócios. Análise do mercado, produto e serviços, organização, propriedade e controlo e informação financeira. Execução e contingência. Fontes de valor e miopia de capital. Valor da flexibilidade e opções reais. Risco e ilusão financeira. Pirâmides de Ponzi. 3.- Planeamento financeiro Documentos previsionais: plano de tesouraria, contas de exploração, mapas de Cash-flow, estimação do custo do capital, planos financeiros, balanços, análise de sensibilidade e simulação, rácios e avaliação. 4.- Avaliação do novo projecto Ópticas de Avaliação. Método dos múltiplos, cash-flows actualizados, valor actual líquido ajustado e opções reais. Métodos usados pelas sociedades do capital de risco. Técnicas de recolha de informação (due diligence). 5.- Financiamento Fontes de financiamento e ciclo de vida do projecto. Fundos próprios, business angels, capital de risco, leasing, crédito bancário. Partilha de valor entre a SCR e o empreendedor. 6.- Colheita e reestruturação Planeamento da saída. Colocação privada e em bolsa (IPO). Reestruturação e liquidação.