Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N/A
Objetivos Gerais / Objectives
Desenvolver as competências de descrever, apresentar e discutir um modelo de negócio inovador no contexto do empreendedorismo internacional
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender a problemática essencial do empreendedorismo internacional e relacioná-lo com a inovação 2. Compreender a importância dos modelos de negócio para o empreendedorismo inovador 3. Compreender a abordagem do modelo de negócio Canvas 4. Compreender a importância das tecnologias emergentes no desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e identificar as mais relevantes 5. Compreender a importância das redes para o desenvolvimento do empreendedorismo internacional
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Empreendedorismo, empreendedorismo internacional e inovação 2. Modelos de negócio e empreendedorismo inovador 3. Modelo de negócio Canvas 4. Tecnologias emergentes e desenvolvimento de negócios internacionais 5. Criação e gestão de redes empreendedoras internacionais
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5
Avaliação / Assessment
PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%) Individual: Participação numa atividade de investigação - 20% Teste escrito - 30% Em grupo: Apresentação e discussão de um estudo de caso - 50% FINAL Exame escrito - 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5
Observações / Observations
PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models. Wiley Zucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G. (2018). International Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Lopes, J. N. M., & Farinha, L. (2018), Measuring the performance of innovation and entrepreneurship networks. Journal of the Knowledge Economy, 9(4), 402-423. Hayter, C. S. (2013). Conceptualizing knowledge-based entrepreneurship networks: Perspectives from the literature. Small Business Economics, 41(4), 899-911. Griffin-El., Wosu. E., & Olabisi, J. (2019). Diasporic synergies: Conceptualizing African entrepreneurship based upon trans-local networks. Journal of African Business, 20(1), 55-71. Hisrich, R. D. (2015). International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture. 3rd edition. Sage.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16