Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8501
Acrónimo :
M8501
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender a problemática essencial do empreendedorismo internacional e relacioná-lo com a inovação 2. Compreender a importância dos modelos de negócio para o empreendedorismo inovador 3. Compreender a abordagem do modelo de negócio Canvas 4. Compreender a importância das tecnologias emergentes no desenvolvimento de modelos de negócio inovadores e identificar as mais relevantes 5. Compreender a importância das redes para o desenvolvimento do empreendedorismo internacional

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Desenvolver as competências de descrever, apresentar e discutir um modelo de negócio inovador no contexto do empreendedorismo internacional

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Empreendedorismo, empreendedorismo internacional e inovação 2. Modelos de negócio e empreendedorismo inovador 3. Modelo de negócio Canvas 4. Tecnologias emergentes e desenvolvimento de negócios internacionais 5. Criação e gestão de redes empreendedoras internacionais

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5

Avaliação / Assessment


PERIÓDICA (Assiduidade mínima necessária de 80%) Individual: Participação numa atividade de investigação - 20% Teste escrito - 30% Em grupo: Apresentação e discussão de um estudo de caso - 50% FINAL Exame escrito - 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Uma aula típica inclui: 1-Apresentação dos objetivos 2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos 3-Discussão e exploração do tema com os alunos 4-Realização de uma atividade prática 5-Conclusão e sumário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA2 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA3 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA4 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5 OA5 - Mét. ensino: 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


PROPRIEDADE INTELECTUAL - Todas as ideias originais e conceitos apresentados nas aulas são - e permanecerão - como propriedade intelectual dos respetivos autores. - À medida que os alunos vão revelando e partilhando pormenores dos seus planos na aula, colegas e professor deverão tratar essa informação como comunicação confidencial e não revelarão para o exterior informação ou documentos, a menos que tenham permissão prévia e formal dos seus autores. - Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Osterwalder, A., Pigneur, Y., Smith, A., & Etiemble, F. (2020). The invincible company: How to constantly reinvent your organization with inspiration from the world?s best business models. Wiley Zucchella, A., Hagen, B., & Serapio, M. G. (2018). International Entrepreneurship. Edward Elgar Publishing

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Lopes, J. N. M., & Farinha, L. (2018), Measuring the performance of innovation and entrepreneurship networks. Journal of the Knowledge Economy, 9(4), 402-423. Hayter, C. S. (2013). Conceptualizing knowledge-based entrepreneurship networks: Perspectives from the literature. Small Business Economics, 41(4), 899-911. Griffin-El., Wosu. E., & Olabisi, J. (2019). Diasporic synergies: Conceptualizing African entrepreneurship based upon trans-local networks. Journal of African Business, 20(1), 55-71. Hisrich, R. D. (2015). International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture. 3rd edition. Sage.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16