Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8506
Acrónimo :
M8506
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


No final da Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel, bem como analisar e avaliar anúncios publicitários com interligação com os aspetos culturas e de personalidade e reputação da marca subjacente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o estudante deverá: O1. Analisar a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing e sustentabilidade, considerando aspetos éticos O2. Compreender a natureza e as estratégias de comunicação O3. Compreender as principais ferramentas de comunicação e o seu papel O4. Conhecer as características da personalidade do vendedor e analisar com os instrumentos da promoção de venda O5. Analisar e avaliar anúncios publicitários sem esquecer diferenças culturais O6. Avaliar os principais conceitos associados à marca na perspetiva da comunicação: identidade, imagem e reputação da marca 07. Conhecer os principais meios e formas de Relações públicas e analisar patrocínio e mecenato O8. Conhecer a evolução do marketing direto e analisar com formas online e offline do marketing interativo e integrado e da criação de uma experiência

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1-DA ESTRATÉGIA DE MARKETING À DA COMUNICAÇÃO Estratégia, sustentabilidade e aspetos éticos Processo de decisão CP2-NATUREZA DA COMUNICAÇÃO Processo e sistema de comunicação:push, pull, profile CP3-MIX DA COMUNICAÇÃO Meios, formas e papel das variáveis do mix da comunicação CP4- FORÇA DE VENDA E PROMOÇÃO DE VENDA Estrutura da força de venda e personalidade Objetivos e instrumentos:promoção de venda CP5-AVALIAÇÃO DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS Criatividade, emoções, personalidade, cultura dos países: avaliação da eficácia CP6-COMUNICAÇÃO DA MARCA Identidade, imagem, personalidade reputação, credibilidade e equity da marca Marcas corporativas versus produto Tec VR, AR, AI na comunicação da marca CP7-RELAÇÕES PÚBLICAS NA COMUNICAÇÃO Meios e formas de comunicação com a comunicação social Patrocínio versus Mecenato CP8-MARKETING DIRETO, COMUNICAÇÃO ONLINE, MARKETING INTERATIVO E INTEGRADO Do catálogo ao online Blogs, redes sociais e outros Co-criação de experiência e passa-palavra

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: O1 - CP1 O2 - CP2 O3 - CP3 O4 - CP4 O5 - CP5 O6 - CP6 O7 - CP7 O8 - CP8

Avaliação / Assessment


Trabalhos elaborados e apresentações (60% de ponderação- 25% trabalho temático); Prova escrita individual-(40% de ponderação). Na avaliação dos trabalhos, apresentações e da prova escrita é atribuída uma classificação de 0-20. Em nenhum destes elementos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 7,5 valores. Avaliação contínua, assiduidade mínima de 2/3 das aulas. Alunos que reprovarem na época normal:exame com ponderação de 100%,nota mínima de 9,5.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O estudante deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação, no âmbito desta Unidade Curricular e em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Expositivas: apresentação dos quadros teóricos de referência; Participativas: análise e discussão de exercícios de casos de estudo e artigos científicos. Ativas: realização de trabalho de grupo; Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno (Planificação das Aulas)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objetivo de aprendizagem (0) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Transversal a todos os O 2.Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos e artigos científicos - O4,O5 O6, O7 OA8. 3.Activas, com a apresentação de trabalhos de grupo, em especial o trabalho temático - O4,O5 O6, O7 OA8. 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Transversal a todos os O

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Os estudantes poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Flynn, T. R., Smith, J.M., & Walsh, M.F. (2021). Integrated Marketing Communication: A Consumer-Centric Approach for the Digital. Kendall Hunt Publishing Loureiro, S.M.C., & Kaufmann, H.R. (2019). Exploring the Power of Electronic Word-of-Mouth in the Services Industry. IGI Global Batra, R., & Keller, K.L. (2016). Integrating Marketing Communications: New Findings, New Lessons, and New Ideas. Journal of Marketing, 80(6),122-145 Thomas, V.L., & Fowler, K. (2021). Close Encounters of the AI Kind: Use of AI Influencers as Brand Endorsers. Journal of Advertising, 50(1), 11-25. Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Tussyadiah, I. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of business research, 129, 911-926 Ertimur, B., & Coskuner-Balli, G. (2021). Brands Expressing Compassion and Care through Advertising. Journal of Advertising, 50(3), 230-239 Loureiro, S.M.C., Friedmann, E., Breazile, M., & Middendorf, I. (2023). How can brands encourage consumers to donate data to a data-driven social partnership? An examination of hedonic vs. functional categories, Journal of business research, 164, 113958 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2023.113958 Loureiro, S.M.C., Sarmento, E.M., Vinagre F., & Ferreira, M. (2023). Human Branding: from attachment strength to loyalty. Journal of Marketing Communications doi: 10.1080/13527266.2023.2245826

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


tom Dieck, M. C., Jung, T.H., & Loureiro, S.M.C. (2021). Augmented Reality and Virtual Reality: New Trends in Immersive Technology (Progress in IS). Springer Jiang, M., & Dodoo, N.A. (2021) Promoting Mask-Wearing in COVID-19 Brand Communications: Effects of Gain-Loss Frames, Self- or Other-Interest Appeals, and Perceived Risks. Journal of Advertising, 50(3), 271-279 Hayes, J.L., Britt, B.C., Evans, W., Rush, S. W., Towery, N.A., & Adamson, A.C. (2021). Can Social Media Listening Platforms? Artificial Intelligence Be Trusted? Examining the Accuracy of Crimson Hexagon?s (Now Brandwatch Consumer Research?s) AI-Driven Analyses. Journal of Advertising, 50(1), 81-91 Japutra, A., Bilro, R.G., & Loureiro, S.M.C (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and its Impacts on Society. In S.M.C. Loureiro (Ed.) Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (chapter 15). IGI Global Aaker, D. (2002), Building strong brands. Free Press Business Keller, K. L. (1993). Conceptualizing, Measuring, and Managing Customer Based Brand Equality. Journal of Marketing, 57, 1-22. Mooij, M. de, & Hofstede, G. (2010). The Hofstede model Applications to global branding and advertising strategy and research. International Journal of Advertising, 29(1), 85-110 Pieters, R. Wedel, M., & Batra, R. (2010). The Stopping Power of Advertising: Measures and Effects of Visual Complexity, Journal of Marketing, 74, 48-60 Solomon, M., Bamossy, G., Askegaard, S., & Hugg, M. (2013). Consumer behavior: A European perspective. 7th Edition. Prentice Hall International Editions Watson, T. (2012). The evolution of public relations measurement and evaluation. Public Relations Review, 38, 390- 398 Loureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300 Loureiro, S.M.C, & Rato, D. (2023). Stimulating the visit of a physical museum through a virtual one Anatolia: An International Journal of Tourism and Hospitality Research doi:10.1080/13032917.2023.2172596 Guerreiro, J. Loureiro, S.M.C., & Ribeiro, C. (2022). Advertising Acceptance via Smart Speakers. Spanish Journal of Marketing (published 28 of October 2022) doi: 10.1108/SJME-02-2022-0028 Branca, G., Rescinity, R., & Loureiro, S.M.C. (2022). Virtual is so real! Consumers’ evaluation of product packaging in Virtual Reality. Psychology & Marketing, 14(3), 596-609. doi: 10.1002/mar.21743

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16