Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Finanças
Departamento / Department
Departamento de Finanças
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Os objetivos desta UC consistem em dotar o aluno de conhecimentos sobre o funcionamento, utilização e avaliação dos seguintes derivados financeiros: futuros, forwards e swaps.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: 1. Explicar os conceitos fundamentais dos seguintes derivados financeiros: futuros, forwards e swaps. 2. Usar os derivados para especular sobre a direção do mercado e cobertura de risco. 3. Determinar o preço dos derivados através do conceito de não-arbitragem. 4. Avaliar os derivados e explicar a diferença entre preço e valor. 5. Dar exemplos de inovação no mercado de derivados.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução aos produtos financeiros derivados 2. Contrato Forward 2.1. Características 2.2. Preço 2.3. Valor 2.4. Especulação e cobertura de risco 3. Contracto Swap 3.1. Características 3.2. Preço 3.3. Valor 3.4. Especulação e cobertura de risco 4. Contrato Futuro 4.1. Características. Contrato Futuro vs Forward 4.2. Preço 4.3. Valor 4.4. Especulação e cobertura de risco 5. Inovação financeira no mercado de derivados
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A cada objectivo de aprendizagem (OA) correspondem os seguintes conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP1 OA2 – CP2, CP3, CP4 OA3 - CP2, CP3, CP4 OA4 - CP2, CP3, CP4 OA5 – CP5
Avaliação / Assessment
Os alunos podem optar por avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre consiste em: - Um trabalho de grupo (30% da classificação final) - Um teste escrito (70% da classificação final) A avaliação por exame consiste em: - Um teste escrito (100% na classificação final) A aprovação na UC depende da obtenção de uma classificação final, arredondada à unidade, igual ou superior a 10 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Com vista à prossecução dos objetivos de aprendizagem, serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem. Na grelha seguinte, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. OA1: todas as MEA OA2: todas as MEA OA3: todas as MEA OA4: todas as MEA OA5: todas as MEA
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Class notes. 2. Hull, John C., Options, Futures, and Other Derivative Securities, Prentice Hall, 11th edition, 2022.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-24