Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8508
Acrónimo :
M8508
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


·

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: - Caracterizar os principais produtos de derivados (exceto opções); - Explicar as diferenças entre os produtos transacionados em mercados organizados e em mercados balcão e o papel da intermediação nos mesmos; - Determinar o preço de cada produto derivado e a ligação subjacente aos mercados á vista associados; - Explicar a relação entre preços e arbitragem; - Saber negociar o preço e demais condições nas transações de derivados nos mercados de balcão, tanto na perspetiva da instituição financeira como a do cliente; - Saber utilizar cada derivado numa perspetiva de especulação e de gestão de riscos; - Identificar os vetores de inovação inerentes a estes produtos e saber aplicá-los na perspetiva de gestão de riscos financeiros associadas a operações de aplicação e financiamento e de outras operações de natureza empresarial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução aos produtos derivados 2. Contratos forward: Forwards cambiais e de taxa de juro (FRA) 2.1. Caracterização: tipologia e mercados 2.2. Formação de preços e arbitragem 2.3. Gestão de riscos e especulação 2.4. Negociação de operações no mercado de balcão 3. Swaps de taxa de juro (IRS) 3.1. Caracterização 3.2. Formação de preços 3.3. Gestão da modalidade de taxa de juro de operações financeiras 3.4. Gestão de riscos e especulação 3.5. Negociação de operações no mercado de balcão 4. Futuros 4.1. Caracterização, organização e funcionamento de mercados 4.2. Futuros sobre acções e mercadorias 4.2.1. Caracterização e formação de preços 4.2.2. Gestão de riscos e especulação 5. Produtos derivados e inovação financeira

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A unidade curricular de Futuros, Forwards e Swaps tem como objetivo central a aquisição de competências de utilização dos principais produtos derivados com exceção das opções, cobertas por outra unidade curricular. Para alcançar este objetivo a análise de cada produto derivado incorpora quatro vertentes principais: a respetiva caracterização, o pricing e arbitragem e nestre quadro a sua ligação aos mercados à vista subjacentes, a negociação de operações e numa dupla perspetiva , a de cliente e a da Instituição Financeira(no caso de instrumentos com mercados balcão) e a sua utilização como instrumento de gestão de risco e de especulação.

Avaliação / Assessment


A nota final compreende: - Casos práticos individuais e/ou trabalhos de grupo: 30% - Exame final que requere nota mínima de 8.5: 70%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Durante a unidade curricular, o estudante deve adquirir e desenvolver competências, no âmbito desta unidade de aprendizagem e de acordo com os objetivos supracitados. Para a aquisição destas competências será aplicada, no período de contacto dos alunos com esta unidade curricular, uma gama de métodos de ensino que permitirão explorar o domínio das competências acima referidas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Pretende-se com as metodologias de ensino o desenvolvimento das competências e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem da unidade curricular. O desenvolvimento de competências de utilização dos instrumentos derivados é objeto de componente expositiva do docente nas aulas, mas também é trabalhada através da análise de exemplos e casos que solicitam as competências analíticas e de reflexão por parte dos alunos. A resolução de exercícios visa estimular a capacidade de utilização de informação financeira, análise de situações complexas e utilização de técnicas de resolução de problemas. Os trabalhos de grupo permitem promover a interação entre alunos, por forma a estimular a reflexão coletiva e a partilha de opiniões. Os elementos de avaliação estão alinhados com os objetivos do curso e incidem quer na aquisição de conhecimentos teóricos quer nas competências de aplicação a situações reais concretas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Complementarmente são indicadas referências bibliográficas para cada tema. - Ao longo do semestre é disponibilizada documentação de apoio que serve de base a cada módulo do programa.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16