Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8516
Acrónimo :
M8516
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Língua inglesa, lida, escrita e falada

Objetivos Gerais / Objectives


1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; 2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; 3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho 4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica 5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa 6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distrbuição.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; 2. Negócio de Retalho: 2.1. Formatos internacionais 2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa 2.3. Estratégia de marketing de retalho 2.4. Modelo de rentabilidade económica 3. Operações de negócio de retalho 4. Tendências de retalho e distribuição 5. Canais eletrónicos 6. Estratégia de canais: 6.1. Integração vertical 6.2. Abordagem horizontal 7. Gestão de Categoria 8. Gestão de canais de distribuição 8.1. Conflitos 8.2. E.C.R

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos - OA1 2. Negócio de Retalho - OA2 3. Operações de negócio de retalho - OA2 e OA3 4. Tendências de retalho e distribuição - OA3 5. Canais eletrónicos - OA4 6. Estratégia de canais - OA5 7. Gestão de Categoria - OA2 8. Gestão de canais de distribuição - OA6

Avaliação / Assessment


Participação em aula - 20%+Trabalho de grupo - 30%+Frequência - 50% (Each component must have a minimum score of 8,5/20) Assiduidade Mínima 80% Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100%, nota mínima de 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura; 3. Activas, com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OA's (do OA1 ao OA6) 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura (todos os OA's - do OA1 ao OA6); 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo (OA1, OA3 e OA4); 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas todos os OA's (do OA1 ao OA6).

Observações / Observations


Aulas leccionadas em língua inglesa

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York - Berman, B. and Evans, J. R., (2018). Retail Management - A Strategic Approach. 13th International Edition, Pearson, London

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Case studys

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16