Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8516
Acrónimo :
M8516
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Língua inglesa, lida, escrita e falada

Objetivos Gerais / Objectives


Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distrbuição.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; 2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; 3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho 4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica 5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa 6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; 2. Negócio de Retalho: 2.1. Formatos internacionais 2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa 2.3. Estratégia de marketing de retalho 2.4. Modelo de rentabilidade económica 3. Operações de negócio de retalho 4. Tendências de retalho e distribuição 5. Canais eletrónicos 6. Estratégia de canais: 6.1. Integração vertical 6.2. Abordagem horizontal 7. Gestão de Categoria 8. Gestão de canais de distribuição 8.1. Conflitos 8.2. E.C.R

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O curso foi concebido de forma a permitir uma progressão sistemática desde os fundamentos teóricos até à tomada de decisões, assegurando que cada LG é cumprido através de conteúdos relevantes e cativantes. Assim, no LG 1, os alunos aprenderão a identificar as funções dos canais de marketing (Módulo 1), a sua estrutura e relações. No LG 2, o módulo 2 “Negócio de Retalho” aprofunda o modelo de rentabilidade económica, permitindo aos estudantes aplicá-lo a cenários de retalho do mundo real. No LG 3, uma análise dos formatos e tendências internacionais de retalho (2.1 & 4) identifica formatos de retalho novos e emergentes. Para o LG 4, integra-se “Canais eletrónicos” (5) e estratégias de retalho físico e digital (2.3). No LG 5, o módulo Módulo 6 visa o desenho de canais de distribuição eficazes. De acordo com o LG 6, o curso termina com a abordagem dos conflitos e da cooperação nas relações produtor-distribuidor (N 8), com base nos conhecimentos do módulo “Gestão de categorias” (N 7).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+discussão de casos em aula+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho de grupo (30%); Trabalho de grupo (30%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução dos canais de distribuição de marketing, assim como perceber o seu enquadramento no contexto global da estratégia de marketing. Ao trata-se de um tema complexo e multidisciplinar procura-se que os alunos adquiram, por um lado, conhecimentos teóricos para uma tomada de decisão mais profissional e estruturada. Por este motivo, recorre-se a sessões de cariz mais teórico para consolidação de conceitos e boas práticas. Por outro, entende-se que a aquisição de conhecimentos é maximizada através da aplicação prática e em contexto real desses mesmos conceitos e boas práticas. Por este motivo, é dada particular relevância às aulas práticas. Em ambas as situações procura-se a participação dos estudantes e a discussão crítica de temas e casos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O curso foi concebido de forma a permitir uma progressão sistemática desde os fundamentos teóricos até à tomada de decisões, assegurando que cada LG é cumprido através de conteúdos relevantes e cativantes. Assim, no LG 1, os alunos aprenderão a identificar as funções dos canais de marketing (Módulo 1), a sua estrutura e relações. No LG 2, o módulo 2 “Negócio de Retalho” aprofunda o modelo de rentabilidade económica, permitindo aos estudantes aplicá-lo a cenários de retalho do mundo real. No LG 3, uma análise dos formatos e tendências internacionais de retalho (2.1 & 4) identifica formatos de retalho novos e emergentes. Para o LG 4, integra “Canais electrónicos” (5) e estratégias de retalho físico e digital (2.3). No LG 5, o módulo “Estratégia de canais” (Módulo 6) culmina com a orientação dos estudantes na conceção de canais de distribuição eficazes. De acordo com o LG 6, o curso termina com a abordagem dos conflitos e da cooperação nas relações produtor-distribuidor (N 8), com base nos conhecimentos do módulo “Gestão de categorias” (N 7).

Observações / Observations


Aulas leccionadas em língua inglesa

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., & Marshall, G. W. (2023). Distribution channels: Understanding and managing channels to market. Pearson Education. - Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Benner, M. J., & Waldfogel, J. (2023). Changing the channel: Digitization and the rise of “middle tail” strategies. Strategic Management Journal, 44(1), 264-287. Guru, S., Verma, S., Baheti, P., & Dagar, V. (2023). Assessing the feasibility of hyperlocal delivery model as an effective distribution channel. Management Decision, 61(6), 1634-1655.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-26