Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Língua inglesa, lida, escrita e falada
Objetivos Gerais / Objectives
Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distrbuição.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; 2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; 3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho 4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica 5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa 6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; 2. Negócio de Retalho: 2.1. Formatos internacionais 2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa 2.3. Estratégia de marketing de retalho 2.4. Modelo de rentabilidade económica 3. Operações de negócio de retalho 4. Tendências de retalho e distribuição 5. Canais eletrónicos 6. Estratégia de canais: 6.1. Integração vertical 6.2. Abordagem horizontal 7. Gestão de Categoria 8. Gestão de canais de distribuição 8.1. Conflitos 8.2. E.C.R
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O curso foi concebido de forma a permitir uma progressão sistemática desde os fundamentos teóricos até à tomada de decisões, assegurando que cada LG é cumprido através de conteúdos relevantes e cativantes. Assim, no LG 1, os alunos aprenderão a identificar as funções dos canais de marketing (Módulo 1), a sua estrutura e relações. No LG 2, o módulo 2 “Negócio de Retalho” aprofunda o modelo de rentabilidade económica, permitindo aos estudantes aplicá-lo a cenários de retalho do mundo real. No LG 3, uma análise dos formatos e tendências internacionais de retalho (2.1 & 4) identifica formatos de retalho novos e emergentes. Para o LG 4, integra-se “Canais eletrónicos” (5) e estratégias de retalho físico e digital (2.3). No LG 5, o módulo Módulo 6 visa o desenho de canais de distribuição eficazes. De acordo com o LG 6, o curso termina com a abordagem dos conflitos e da cooperação nas relações produtor-distribuidor (N 8), com base nos conhecimentos do módulo “Gestão de categorias” (N 7).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+discussão de casos em aula+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho de grupo (30%); Trabalho de grupo (30%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta unidade curricular tem como objetivo central dotar os participantes de conhecimentos sobre o conceito e a evolução dos canais de distribuição de marketing, assim como perceber o seu enquadramento no contexto global da estratégia de marketing. Ao trata-se de um tema complexo e multidisciplinar procura-se que os alunos adquiram, por um lado, conhecimentos teóricos para uma tomada de decisão mais profissional e estruturada. Por este motivo, recorre-se a sessões de cariz mais teórico para consolidação de conceitos e boas práticas. Por outro, entende-se que a aquisição de conhecimentos é maximizada através da aplicação prática e em contexto real desses mesmos conceitos e boas práticas. Por este motivo, é dada particular relevância às aulas práticas. Em ambas as situações procura-se a participação dos estudantes e a discussão crítica de temas e casos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O curso foi concebido de forma a permitir uma progressão sistemática desde os fundamentos teóricos até à tomada de decisões, assegurando que cada LG é cumprido através de conteúdos relevantes e cativantes. Assim, no LG 1, os alunos aprenderão a identificar as funções dos canais de marketing (Módulo 1), a sua estrutura e relações. No LG 2, o módulo 2 “Negócio de Retalho” aprofunda o modelo de rentabilidade económica, permitindo aos estudantes aplicá-lo a cenários de retalho do mundo real. No LG 3, uma análise dos formatos e tendências internacionais de retalho (2.1 & 4) identifica formatos de retalho novos e emergentes. Para o LG 4, integra “Canais electrónicos” (5) e estratégias de retalho físico e digital (2.3). No LG 5, o módulo “Estratégia de canais” (Módulo 6) culmina com a orientação dos estudantes na conceção de canais de distribuição eficazes. De acordo com o LG 6, o curso termina com a abordagem dos conflitos e da cooperação nas relações produtor-distribuidor (N 8), com base nos conhecimentos do módulo “Gestão de categorias” (N 7).
Observações / Observations
Aulas leccionadas em língua inglesa
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., & Marshall, G. W. (2023). Distribution channels: Understanding and managing channels to market. Pearson Education. - Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Benner, M. J., & Waldfogel, J. (2023). Changing the channel: Digitization and the rise of “middle tail” strategies. Strategic Management Journal, 44(1), 264-287. Guru, S., Verma, S., Baheti, P., & Dagar, V. (2023). Assessing the feasibility of hyperlocal delivery model as an effective distribution channel. Management Decision, 61(6), 1634-1655.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-26