Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8516
Acrónimo :
M8516
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Língua inglesa, lida, escrita e falada

Objetivos Gerais / Objectives


Durante esta unidade curricular, os alunos deverão ser capazes de: - Diagnosticar e propor soluções para problemas de empresas de retalho ou de produtores nas suas negociações com os distribuidores; - Escrever um trabalho sobre as novas tendências de retalho e apresentá-lo à turma; - Participar nas discussões em aula sobre os casos de estudo ou outros problemas de negócios; - Perceber as tendências de retalho e distrbuição.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; 2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; 3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho 4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica 5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa 6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; 2. Negócio de Retalho: 2.1. Formatos internacionais 2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa 2.3. Estratégia de marketing de retalho 2.4. Modelo de rentabilidade económica 3. Operações de negócio de retalho 4. Tendências de retalho e distribuição 5. Canais eletrónicos 6. Estratégia de canais: 6.1. Integração vertical 6.2. Abordagem horizontal 7. Gestão de Categoria 8. Gestão de canais de distribuição 8.1. Conflitos 8.2. E.C.R

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos - OA1 2. Negócio de Retalho - OA2 3. Operações de negócio de retalho - OA2 e OA3 4. Tendências de retalho e distribuição - OA3 5. Canais eletrónicos - OA4 6. Estratégia de canais - OA5 7. Gestão de Categoria - OA2 8. Gestão de canais de distribuição - OA6

Avaliação / Assessment


Participação em aula - 20%+Trabalho de grupo - 30%+Frequência - 50% (Each component must have a minimum score of 8,5/20) Assiduidade Mínima 80% Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100%, nota mínima de 10.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência; 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura; 3. Activas, com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - todos os OA's (do OA1 ao OA6) 2. Participativas, com a análise e discussão de casos de estudo, e de textos de apoio e leitura (todos os OA's - do OA1 ao OA6); 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo (OA1, OA3 e OA4); 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do planeamento das aulas todos os OA's (do OA1 ao OA6).

Observações / Observations


Aulas leccionadas em língua inglesa

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York - Berman, B. and Evans, J. R., (2018). Retail Management - A Strategic Approach. 13th International Edition, Pearson, London

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Case studys

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16