Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2026/2027
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
-
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a: OA1: identificar as características do serviço e também as competências associadas ao pensamento estruturado sobre serviço em negócios; OA2: aprender sobre as oportunidades oferecidas pela tecnologia para melhorar a produtividade e a criação de valor em organizações de serviços; OA3: compreender o crescimento e expansão dos serviços, tanto a nível nacional como internacional, e apreciar as oportunidades empreendedoras em serviço.; OA4: Medir e controlar o desempenho dos serviços, bem como planear como este deverá ser melhorado continuamente.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1: Introdução ao que é Serviço e o que entendemos por serviço P2: "Back stage" versus "front stage", a metáfora do teatro P3: Design, mapeamentos e análise P4: Quebrando o conflito eficiência-serviço. O conceito do Serviço P5: Qualidade em Serviços, gestão de competências e capacidades P6: diferentes lógicas em serviços e serviços inteligentes P7: Como medir o crescimento do processo do serviço (um processo contínuo)
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
A correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (P) é a seguinte: OA1 - P1 OA2 - P2, P3, P4 OA3 - P5 OA4 - P6, P7
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1. Participação nas aulas, assiduidade (>=90%) e 4 relatórios individuais: 20% 2. Casos curtos e/ou artigos (2 por grupo): 25% 3. Caso de estudo (Trabalho de grupo): 25% 4. Exame escrito individual: 30% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 9.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teoriais fundamentais; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios em sala de aula; 3. Ativas e Colaborativas: com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo: relacionado com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas: todos os OA 2. Participativas: todos os OA 3. Ativas e Colaborativas: OA1, OA2, OA3 4. Auto-Estudo: todos os AO
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bordoloi, S., Fitzsimmons, J.A., Mona J. Fitzsimmons (2023). Service Management: Operations, Strategy, Information Technology (10th edition), McGraw-Hill Higher Education, New York Maglio, P.P., Kieliszewski, C.A., Spohrer, J.C., Lyons, K., Patricio, L., and Y., Sawatani, (eds). (2019). Handbook of Service Science, Volume II, New York: Springer.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-10