Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Compreensão do inglês como língua de trabalho: compreensão, expressão oral e redação. Gestão de operações: Conceitos básicos
Objetivos Gerais / Objectives
O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos uma abordagem global da gestão de operações e do seu impacto em termos da capacidade competitiva das empresas, centrando-se na conceção, planeamento e controlo das operações, ao longo do tempo. Os alunos devem ser capazes de utilizar e aplicar diferentes ferramentas de apoio ao planeamento e controlo das operações em diferentes circunstâncias, em contexto real.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos. OA2. Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes. OA3. Apoiar o planeamento e controlo das operações tendo por base a utilização de diferentes ferramentas e métodos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Planeamento Agregado CP2: Teoria das Restrições CP3: Planeamento de recursos: Plano Diretor de Produção e Materials Requirement Planning CP4: Scheduling CP5: Filas de Espera
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos 'Planeamento agregado' (CP1) e 'Teoria das Restrições' (CP2) irão expor os estudantes a teorias e ferramentas úteis para o controlo de materiais e recursos requeridos pelos processos (tanto em contexto de produção como de serviços, OA1). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP5) irão expor os estudantes a teorias e ferramentas essenciais para o apoio ao planeamento e utilização de recursos necessários nos processos, em linha com as necessidades dos clientes (OA2). Todos os conteúdos programáticos (CP1-CP5) irão expor os estudantes a diferentes metodologias e ferramentas que serão úteis para apoiar o planeamento e controlo das operações, tanto em ambientes de produção como de serviços (OA3).
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO AO LONGO DO SEMESTRE 1. Participação (Assiduidade >=80%): 15% 2. Projeto de grupo e discussão: 30% 3. Teste escrito individual: 55% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As seguintes metodologias de ensino serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios; 3. Ativas e Experimentais: com realização de projeto real em empresa. 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, pelo que as aulas expositivas permitem abranger todos os OA. As aulas baseadas em metodologias participativas permitem a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas de natureza expositiva através da análise e resolução de casos de estudo e exercícios, aplicando-se a todos os OA. As metodologias ativas e experimentais permitem a experimentação prática e a aplicação de conhecimentos em contexto real através da realização de projeto aplicado em empresa, o que exige uma significativa carga de trabalho autónomo por parte do estudante. Estas metodologias contribuem para todos os OA.
Observações / Observations
Os estudantes que reúnam as condições para beneficiar de estatuto especial no âmbito do Regulamento Interno para Estudantes devem contactar o Docente responsável da UC na primeira semana do semestre, para eventual ajustamento dos processos de aprendizagem e de avaliação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
[1] Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. (2022) Operations Management: processes and supply chains, 13th Edition, Pearson [2] Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2023) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 14th Edition, Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
[1] Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston (2019) Operations Management, 9th Edição, Pearson [2] Carvalho, J.C. et al. (2010) Logística e Cadeia e Abastecimento, Edições Sílabo [3] Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2014) Operations and supply chain management, 14ª Edição, McGraw-Hill.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29