Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8531
Acrónimo :
M8531
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2026/2027

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Controlar os materiais e recursos requeridos pelos processos OA2: Planear a utilização dos recursos necessários nos processos de forma a satisfazer as necessidades dos clientes OA3: Apoiar o planeamento e controlo das operações tendo por base a utilização de diferentes ferramentas e métodos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Planeamento Agregado CP2: Teoria das Restrições CP3: Planeamento de recursos: Plano Diretor de Produção e Materials Requirement Planning CP4: Scheduling CP5: Filas de Espera

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


A correspondência entre os Objectivos de Aprendizagem (OA) e os Conteúdos Programáticos (P) é a seguinte: OA1 - P1, S2 OA2 - P1, P2, P3, P4 OA3 - todos

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: AVALIAÇÃO CONTÍNUA 1. Participação (Assiduidade >=80%): 10% 2. Trabalho de grupo e discussão: 40% 3. Exame escrito individual: 50% A média de aprovação é de 9.5 valores, com um mínimo de 7.5 valores (em 20) em cada componente. OPÇÃO 2: EXAME FINAL Exame Final Individual: 100% Uma avaliação positiva significa uma nota igual ou superior a 9.5 valores (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As seguintes metodologias pedagógicas serão usadas: 1. Expositivas: para introduzir os conceitos e teorias de base, seguido de esclarecimento de dúvidas e discussão; 2. Participativas: com análise e resolução de casos de estudo e exercícios; 3. Ativas e Colaborativas: com realização de trabalho de grupo; 4. Auto-estudo: relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de aprendizagem estão associadas com os seguintes objetivos de aprendizagem: 1. Expositivas: todos os OA 2. Participativas: todos os OA 3. Ativas e Colaborativas: todos os OA 4. Auto-Estudo: todos os OA

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo «Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais» deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. (2022) Operations Management: processes and supply chains, 13th Edition, Pearson [2] Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2023) Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 14th Edition, Pearson

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[1] Slack, N., Brandon-Jones, A. e R. Johnston (2019) Operations Management, 9th Edição, Pearson [2] Carvalho, J.C. et al. (2010) Logística e Cadeia e Abastecimento, Edições Sílabo [3] Jacobs. F.R. e R.B. Chase (2014) Operations and supply chain management, 14ª Edição, McGraw-Hill.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-09-10