Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender as diferentes práticas de gestão à volta do mundo
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar as diferentes perspectivas da gestão bem como relacioná-las com as variadas culturas e realidades económicas à volta do mundo 2. Adquirir competências para lidar com a diversidade de ambientes económicos, em diferentes regiões do globo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Desenvolvimento de um ou mais de entre os seguintes tópicos: 1. Negócios e cultura no Japão 2. Como fazer negócios na Índia? 3. Budismo e gestão no sudoeste asiático 4. Como fazer negócio nos novos países da Europa Central 5. Como fazer negócio no do médio oriente e nos países árabes 6. Como fazer negócio na América Latina
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 CP - todos OA2 CP - todos
Avaliação / Assessment
Testes por módulo. Classificação final é a média ponderada dos resultados por módulo.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo ou visitas deestudo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1 e OA2 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA1 e OA2 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.
Observações / Observations
Horário de atendimento a alunos é facultado online. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Morrison, T. et all - Kiss, Bow or Shake Hands (Adams Media Corp, 2006) Travis, T. - Doing Business Anywhere: The Essential Guide to Going Global (John Wiley & Sons, Inc., 2007)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Specific references are given for each region analyzed
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-12