Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8533
Acrónimo :
M8533
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2014/2015

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender as diferentes práticas de gestão à volta do mundo

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Identificar as diferentes perspectivas da gestão bem como relacioná-las com as variadas culturas e realidades económicas à volta do mundo 2. Adquirir competências para lidar com a diversidade de ambientes económicos, em diferentes regiões do globo

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Desenvolvimento de um ou mais de entre os seguintes tópicos: 1. Negócios e cultura no Japão 2. Como fazer negócios na Índia? 3. Budismo e gestão no sudoeste asiático 4. Como fazer negócio nos novos países da Europa Central 5. Como fazer negócio no do médio oriente e nos países árabes 6. Como fazer negócio na América Latina

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 CP - todos OA2 CP - todos

Avaliação / Assessment


Testes por módulo. Classificação final é a média ponderada dos resultados por módulo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem (ME) para esta uc são: 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura 3. Activas, com realização de trabalho de grupo ou visitas deestudo 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos conceitos teóricos OA1 e OA2 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura OA1 e OA2 3. Activas, com realização de trabalhos de grupo OA1 e OA2 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Transversal a todos os OAs.

Observações / Observations


Horário de atendimento a alunos é facultado online. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Morrison, T. et all - Kiss, Bow or Shake Hands (Adams Media Corp, 2006) Travis, T. - Doing Business Anywhere: The Essential Guide to Going Global (John Wiley & Sons, Inc., 2007)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Specific references are given for each region analyzed

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-12