Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8536
Acrónimo :
M8536
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2012/2013

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O curso leva em consideraçao uma abordagem holística sobre a internacionalizaçao e performance de empresas e tem por objectivo ajudar os estudantes a: 1. relacionar a investigaçao em marketing global ao processo procesório. 2. Distinguir entre diferentes abordagens de investigaçao, fontes de dados, e tipos de dados. 3. Desenvolver a compreensao e processo analítico de selecçao de mercados internacionais, desenvolvimento de segmentos de mercado, e estratégias de diversificaçao. 4. Desenvolver um programa de Marketing Internacional(produto, preço, distribuiçao e promoçao), como parte da Estratégia de Negócio Internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Ao final do curso, os alunos deverao estar aptos a: OA1.Criar e desenvolver estruturas analíticas para estabelecer programas de marketing globais ou internacionais. OA2.Analisar, seleccionar e avaliar a estrutura específica, que contemple algumas ou as quatro decisoes gerenciais realcionadas ao processo de internacionalizaçao, que sao:(1) a decisao de se internacionalizar; (2) A selecçao de mercados internacionais; (3) a escolha do modo de entrada em mercados internacionais e (4) o programa de marketing internacionais. OA3.Compreender como a organizaçao pode alcançar competitividade internacional através do desenvolvimento e implementaçao de programas de marketing global ou internacional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Investigaçao de mercados internacional 2. Selecçao de mercados internacionais 3. Programa de marketing internacional 4. Decisao de produtos 5. Decisao de preço 6. Decisao de distribuiçao internacional 7. Estratégia promocional

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 ? Pontos do programa: 1 a 7. OA2 ? Pontos do programa: 1 a 7. OA3 ? Pontos do programa: 1 a 7.

Avaliação / Assessment


Exame no final da disciplina 50% Análise de casos e apresentaçao dos mesmos com soluçoes 25% Relatório individual sobre o caso de uma empresa 25% TOTAL: 100% Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição das competências previstas para esta UC serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência pelo professor 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em aula 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo em aula 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência (MEA): Todos (OA) 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos (MEA): OA1 a OA3 (OA) 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo (MEA): OA1 a OA2 (OA) 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno (MEA): Todos (OA)

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ghauri, P. & Cateora, P. (2010). International Marketing, Second Edition, McGraw-Hill.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


5. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610. 4. Sousa, C.M.P.; Lengler, J. F. B. (2011). Examining the Determinants of Interfunctional Coordination and Export Performance: An Investigation of Brazilian Exporters. Advances in International Marketing, v. 21, 189-206. Journal articles: 3. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper ?International Marketing and Export Management?, 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005. 2. Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan ?Global Marketing Management? 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2008. 1. Hollensen, Svend ?Global Marketing- A Decision-Oriented Approach?, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2007.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16