Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8538
Acrónimo :
M8538
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N/A

Objetivos Gerais / Objectives


As empresas podem criar vantagens competitivas se souberem gerir os seus negócios com sucesso num contexto global. Este curso concentra-se nos desafios e nas oportunidades criados pela globalização para as empresas. O objetivo é fornecer aos alunos ferramentas conceituais necessárias para entender e analisar melhor os desafios e as oportunidades enfrentados pelas empresas quando se expandem no exterior, bem como as vantagens da sua base doméstica. O curso ajudará os alunos a desenvolver um mindset global no complexo ambiente internacional.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final deste curso, os alunos serão capazes de: 1. Compreender os fatores que determinam o sucesso das empresas no ambiente de negócios global. 2. Identificar e analisar os elementos-chave para as vantagens da base doméstica com operações internacionais e desenvolvimento de novas capacidades. 3. Analisar os processos de internacionalização das empresas e aplicar estratégias internacionais genéricas. 4. Identificar e analisar as diferenças entre os países usando diferentes estruturas. 5. Identificar, analisar e selecionar diferentes mercados e estratégias de entrada nos mercados externos. 6. Identificar e analisar as escolhas de localização, os fatores envolvidos e as estruturas organizacionais na/s nova/s localização/ões. 7. Identificar e abordar problemas de gestão relevantes na estratégia de negócios internacionais, desenvolvendo capacidades de resolução de problemas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos de gestão estratégica e estratégia internacional. 2. Globalização de mercados e desafios da envolvente. 3. A visão baseada nos recursos. 4. Processo de internacionalização: Motivações, escolha de destino/s internacional/ais, stakeholders e estratégias genéricas de internacionalização. 5. Formulação de uma estratégia global e coordenação das operações internacionais. 6. Organização interna e responsabilidade social de uma empresa global.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA 1 - CP 1 OA 2 - CP 3 OA 3 - CP 4, 5, 6 OA 4 - CP 6, 7 OA 5 - CP 1-6 OA 6 - CP 1-6 OA 7 - CP 1-6

Avaliação / Assessment


Teste Escrito Individual: 50% Trabalho de Grupo: 50% Para concluir com aproveitamento a unidade curricular, os alunos devem obter uma média ponderada igual ou superior a 10 valores, com pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. O método de ensino inclui aulas expositivas, discussão de casos, exemplos e exercícios. 2. Os alunos são incentivados a participar nas discussões e apresentações, bem como a trazer exemplos e fazer reflexões críticas sobre os temas apresentados em aula. 3. Estudo individual (preparação para as aulas e para o teste e exame).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir os conhecimentos e competências constantes dos Objetivos de Aprendizagem (OA). Mais detalhadamente: ME 1 - OA 1 a OA 7 ME 2 - OA 1 a OA 7 ME 3 - OA 1 a OA 7

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Stadler, C., Hautz, J., Matzler, K. & Friedrish von den Eichen, S. (2021) Open Strategy: Mastering Disruption from Outside the C-Suite, Cambridge, MA: The MIT Press. Pearce, J. & Robison, R. (2013) Strategic Management, 13th Edition, MacGraw-hill Higher Education. Grant, R. (2018) Contemporary Strategy Analysis (10th edition), Wiley. Barney, J. & Hesterley S. (2019) Strategic Management and Competitive Advantage: Concepts and Cases, 6th Edition, Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Hill, C. (1998) Global business today, Boston: Irwin/McGraw-Hill. Collis, D. (2014) International Strategy: Context, Concepts and Implications, Harvard Business School: Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16