Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC, o Estudante deverá ser capaz de adquirir o seguinte conhecimento: OA1: Identificar e descrever conceitos, técnicas, modelos e instrumentos usados na Gestão da Cadeia de Abastecimento que proporcionem uma contribuição relevante para o negócio; OA2: Aplicar os conceitos, técnicas, modelos e instrumentos adquiridos, através da análise, resolução e apreciação crítica de casos de estudo, exercícios numéricos, perguntas de escolha múltipla ou dissertativas e, através da análise de artigos científicos da área de conhecimento. OA3: Descrever, analisar e apreciar o alinhamento estratégico da Cadeia de Abastecimento no âmbito dos conceitos, técnicas, modelos e instrumentos da Logística OA4: Descrever, analisar e apreciar o alinhamento estratégico da Cadeia de Abastecimento no âmbito dos conceitos, técnicas, modelos e instrumentos da análise de risco e/ou da sustentabilidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Conceitos e fundamentos da cadeia de abastecimento CP2: Estratégia e concepção da cadeia de abastecimento CP3: Gestão dos materiais independentes CP4: Tipos e modos de transporte CP5: Instalações CP6: Apoio das tecnologias de informação CP7: Abordagem dos processos à gestão da cadeia de abastecimento CP8: Gestão de risco na gestão da cadeia de abastecimento
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP1 descrevem instrumentos conducentes a abordagens da GCA alinhadas com a criação de valor para o negócio (CP2) (OA1). O conhecimento adquirido em todos os CPi, é aplicado na resolução de casos, exercícios numéricos, perguntas de escolha múltipla ou dissertativas, análise de artigos (OA2). O interesse dos CP3-CP6 resulta do trabalho de Chopra na Concepção da CA (CP2), como sendo os drivers logísticos para o alinhamento estratégico, pelo conceito “Logistically Distinct Business”. Do trabalho de Lambert na Logística, verifica-se a integração operacional, táctica e estratégica da CA na criação de valor para o negócio (CP2) através de 8 processos de negócio logísticos (CP7). Esta UC denomina-se Logística e Cadeia de Abastecimento, pelo que é significativo verificar o alinhamento estratégico da fundamentação da CA na Logística (OA3). O CP8 permite apreciar a mitigação do risco das alternativas de alinhamento estratégico na criação de valor pela CGA (OA4), mais ou menos sustentável.
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre i)Trabalho de grupo (apresentação, entrega de slides com notas): 50% -Apresentação com participação de todos os estudantes; -Entrega antecipada dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas; ii)Teste individual final: 50% Classificações mínimas em cada instrumento de avaliação: 8 valores (trabalho grupo e teste final) Classificação ponderada mínima final para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. A prova oral será conduzida por um júri de 2 docentes e o seu resultado é o final da UC, devendo considerar qualitativamente os resultados das provas escritas. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 17 valores. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre Exame individual final: 100% Classificação mínima para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. A prova oral será conduzida por um júri de 2 docentes e o seu resultado é o final da UC, devendo considerar qualitativamente os resultados das provas escritas. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 17 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OAi) da UC: i) metodologias expositivas para apresentação descriptiva dos quadros teóricos de referência, transmitindo conhecimento, isto é, o saber-saber: OA1, OA3 e OA4; ii) metodologias participativas para desenvolver o potencial de saber-fazer da capacidade de aplicação; contempla discussão e apreciação crítica de casos de estudo executados em grupo, com análise, resolução e apreciação crítica de exercícios numéricos, com resolução de dúvidas relativamente a perguntas de escolha múltipla ou dissertativas e com análise de artigos científicos ou de casos de preparação: OA2 (exercícios numéricos, perguntas de escolha múltipla ou dissertativas, artigos científicos ou de casos de preparação); iii) auto-estudo para preparação individual sobre as temáticas abordadas na UC, ou seja para consolidar o saber-saber: OA1, OA2, OA3 e OA4; iv) trabalho de grupo, para desenvolvimento de atitudes/competências inter-pessoais, isto é, colaborativas e argumentativas, relativas ao saber-ser: OA2 (casos de estudo, análise de artigos ou casos de preparação) Espera-se, assim, promover competências de actuação indispensáveis ao gestor, pela inclusão das três dimensões críticas de actuação, isto é , conhecimentos (saber-saber), aptidões (saber-fazer) e atitudes (saber-ser). Em suma, utilizam-se aulas teórico-práticas de forma a também permitir a aplicação de conhecimentos, para além da transmissão dos quadros conceptuais e, os trabalhos de grupo como instrumento de desenvolvimento das atitudes.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson. Christopher, M. (2023). Logistics & Supply chain Management, 6th Ed., Pearson Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 13th Edition, Pearson Krajewski, L. & Malhotra, M. (2022). Operations Management - processes and supply chains, 13th Edition, Pearson Schroeder, R. (2008). Operations Management. 4th ed. McGraw-Hill Irwin, Boston. Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK. Rushton, A. & Croucher, P. (2022). The Handbook of Logistics and Distribution Management: Understanding the Supply Chain, 7th Ed., Kogan Page, GB.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05