Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8545
Acrónimo :
M8545
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo geral desta UC é o desenvolvimento de uma perspectiva sustentável, integrada e holística da Gestão da Cadeía de Abastecimento, no âmbito de um quadro conceptual suportado por técnicas, modelos e ferramentas da Logística para a análise e melhoria dos respectivos processos de negócio

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Identificar e descrever conceitos e instrumentos usados em Logística e na Gestão da Cadeia de Abastecimento OA2: Identificar e analisar as diferentes componentes e funções da estrutura da Cadeia de Abastecimento e, desenvolver e comparar alternativas sustentáveis de criação de valor OA3: Aplicação dos conceitos adquiridos através da análise crítica de casos reais, exercícios numéricos e de literatura científica da área de conhecimento

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Conceitos e fundamentos da cadeia de abastecimento CP2: Gestão dos materiais independentes CP3: Estratégia e concepção da cadeia de abastecimento CP4: Abordagem dos processos à Gestão da Cadeia de Abastecimento CP5: Apoio das Tecnologias de Informação CP6: Gestão de risco na Gestão da Cadeia de Abastecimento

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - Todos os CPi OA2 - Todos os CPi excepto o CP1 OA3 - Todos os CPi excepto o CP1

Avaliação / Assessment


No decurso da UC recorrer-se-á a: Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. -Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e artigos científicos. ? Auto-estudo. | OPÇÃO 1: Avaliação contínua ao longo do semestre a) Trabalho de grupo (apresentação e relatório): 40% b) Participação em aula medida pela assiduidade do FENIX: 10% Varia linearmente de 100% (2 valores) até 66,7% (mínimo) c) Teste final: 50% Assiduidade: Mínima de 2/3 Classificações mínimas: 8.5 valores (trabalho grupo e teste) Nota final de passagem (mínima): 10 valores OPÇÃO 2: Exame no final do semestre Exame final: 100% Nota final de passagem (mínima): 10 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação. - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e artigos científicos. - Auto-estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre as metodologias de ensino e os objectivos de aprendizagem (OA) da UC: - Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1 + OA2 - Metodologias participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação: OA2 - Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo e artigos científicos: OA3 - Auto-estudo: OA1 + OA2 + OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o Docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Chopra, S. (2021). Supply Chain Management: Strategy, Planning and Operations, 7th Ed., Pearson. Christopher, M. (2023). Logistics & Supply chain Management, 6th Ed., Pearson Heizer, J., Render, B., Munson, C. (2020). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, 13th Edition, Pearson Krajewski, L. & Malhotra, M. (2022). Operations Management - processes and supply chains, 13th Edition, Pearson Schroeder, R. (2008). Operations Management. 4th ed. McGraw-Hill Irwin, Boston. Simchi-Levi, D., Kaminsky, P. & Simchi-Levi, E. (2022). Designing and Managing the Supply Chain: Concepts, Strategies and Case Studies, 4th Ed., McGraw Hill, USA. Slack, N. & Brandon-Jones, A. (2021). Operations and Process Management, 6th Ed., Pearson, UK. Rushton, A. & Croucher, P. (2022). The Handbook of Logistics and Distribution Management: Understanding the Supply Chain, 7th Ed., Kogan Page, GB.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-03