Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Conhecimento prévio de conceitos e teorizações básicas de Gestão de Operações e de Gestão da Cadeia de Abastecimento.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular visa desenvolver as competências dos alunos em diagnóstico, análise crítica, conceitualização e melhoria da gestão da cadeia de abastecimento para o desenvolvimento de vantagem competitiva.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da UC os alunos deverão ser capazes de: LO1) explicar o papel da logística e da gestão da cadeia de abastecimento na estratégia competitiva; LO2) desenvolver e analisar criticamente a estrutura de uma cadeia de abastecimento; LO3) diagnosticar e analisar criticamente as estratégias em uma cadeia de abastecimento; LO4) diagnosticar e analisar criticamente os riscos da cadeia de abastecimento e desenvolver estratégias para mitigá-los; LO5) explorar práticas de sustentabilidade da cadeia de abastecimento e propor iniciativas de melhoria.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1) Fundamentos de logística e gestão da cadeia de abastecimento; CP2) Valor para o cliente; CP3) Análise da oferta e da procura; CP4) Estratégias da cadeia de abastecimento; CP5) Prazo de entrega na cadeia de abastecimento; CP6) Tecnologias na cadeia de abastecimento; CP7) Gestão de riscos da cadeia de abastecimento; CP8) Sustentabilidade da cadeia de abastecimento; CP9) Tendências futuras na gestão da cadeia de abastecimento.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os CP1 descrevem instrumentos conducentes a abordagens da GCA alinhadas com a criação de valor para o negócio (CP2) (OA1). O conhecimento adquirido em todos os CPi, é aplicado na resolução de casos, exercícios numéricos, perguntas de escolha múltipla ou dissertativas, análise de artigos (OA2). O interesse dos CP3-CP6 resulta do trabalho de Chopra na Concepção da CA (CP2), como sendo os drivers logísticos para o alinhamento estratégico, pelo conceito “Logistically Distinct Business”. Do trabalho de Lambert na Logística, verifica-se a integração operacional, táctica e estratégica da CA na criação de valor para o negócio (CP2) através de 8 processos de negócio logísticos (CP7). Esta UC denomina-se Logística e Cadeia de Abastecimento, pelo que é significativo verificar o alinhamento estratégico da fundamentação da CA na Logística (OA3). O CP8 permite apreciar a mitigação do risco das alternativas de alinhamento estratégico na criação de valor pela CGA (OA4), mais ou menos sustentável.
Avaliação / Assessment
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre i)Trabalho de grupo (apresentação, entrega de slides com notas): 50% -Apresentação com participação de todos os estudantes; -Entrega antecipada dos slides com o texto completo dito, intervenientes e tempos respectivos, adicionados em notas; ii)Teste individual final: 50% Classificações mínimas em cada instrumento de avaliação: 8 valores (trabalho grupo e teste final) Classificação ponderada mínima final para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. A prova oral será conduzida por um júri de 2 docentes e o seu resultado é o final da UC, devendo considerar qualitativamente os resultados das provas escritas. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 17 valores. OPÇÃO 2: Exame no final do semestre Exame individual final: 100% Classificação mínima para aprovação: 10 valores (*) Nota: Estudantes com resultados finais iguais ou superiores a 18 valores poderão ser convocados para uma prova oral de aferição. A prova oral será conduzida por um júri de 2 docentes e o seu resultado é o final da UC, devendo considerar qualitativamente os resultados das provas escritas. Os estudantes podem escolher ser dispensados da prova oral e ficar com a classificação de 17 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC irá basear-se em metodologias expositivas durante as sessões síncronas, promovendo nestas também a participação dos estudantes através da discussão de casos de estudo com base nos frameworks e racionais de base do tema. A UC envolve uma vertente forte de trabalho autónomo, quer por via da preparação prévia de temas e de casos de estudo para discussão em aula, quer através da preparação de um trabalho de grupo aplicado numa empresa. O trabalho de grupo deverá ser desenvolvido por grupos de 5 a 6 estudantes, os quais deverão fazer análise crítica de uma empresa real seguindo um conjunto de tópicos que são apresentados para análise.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem focam, por um lado, no desenvolvimento de conhecimento sobre logística e gestão da cadeia de abastecimento, o qual será facilitado através da abordagem mais expositiva e do estudo autónomo. Por outro lado, a UC requer também o desenvolvimento de competências e atitudes de análise crítica e de proposta de melhoria das diferentes dimensões abordadas, as quais serão promovidas através da discussão dos casos de estudo em aula e no desenvolvimento do trabalho de grupo.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo “Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais” deverão contactar o docente da UC e o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Christopher, M. (2023). Logistics & Supply chain Management, 6th Ed., Pearson
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Düerkop, S., Huth, M. (2022) Supply Chain Configuration in a Post-pandemic World. DOI: 10.1007/978-3-031-16489-7_10. (https://www.researchgate.net/publication/365421056_Supply_Chain_Configuration_in_a_Post-pandemic_World) Gualandris, J., Branzei, O., Wilhelm, M., Lazzarini, S., Linnenluecke, M., Hamann, R., ... & Chen, C. M. (2024). Unchaining supply chains: Transformative leaps toward regenerating social–ecological systems. Journal of Supply Chain Management, 60(1), 53-67. Ho, W., Zheng, T., Yildiz, H., Talluri, D. (2015) Supply chain risk management: a literature review, International Journal of Production Research, 53:16, 5031-5069, DOI: 10.1080/00207543.2015.1030467 Zaoui, H., Kamsu-Foguem, B., Tchuente, D. (2026) Exploring the digital supply chain in the Industry 5.0 era: A literature review and empirical study of sustainability, Digital Engineering, Volume 8, 100074, ISSN 2950-550X, https://doi.org/10.1016/j.dte.2025.100074. (https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2950550X2500038X)
Data da última atualização / Last Update Date
2025-09-05