Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8556
Acrónimo :
M8556
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Francês,Espanhol,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Econometria

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos alunos as principais técnicas de análise de dados utilizadas na contabilidade com aplicação a problemas concretos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Aplicar os principais conceitos de estatística descritiva (revisão). OA2. Aplicar os principais métodos de inferência estatística. OA3. Identificar os testes paramétricos e não paramétricos mais adequados a cada situação. OA4. Explicar e aplicar o modelo de regressão linear. OA5. Utilizar o programa IBM SPSS Statistics.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Estatística descritiva. CP2. Inferência estatística: CP2.1 Intervalos de confiança. CP2.2 Testes paramétricos e não paramétricos. CP3. Breve abordagem ao modelo de regressão linear simples. CP4. Modelo de regressão linear múltipla: CP4.1 Verificação das hipóteses básicas do modelo. CP4.2 Estimação dos parâmetros, qualidade do modelo, testes F e t, e previsão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


CP1 > OA 1, 5 CP2 > OA 2, 3, 4, 5 CP3 > OA 4, 5 CP4 > OA 4, 5

Avaliação / Assessment


Nesta unidade curricular, os sistemas de avaliação são: 1) Avaliação periódica: a) trabalhos ou casos de grupo (40%); b) teste individual (60%). Aprovação: i) mín. 7,5 valores em cada uma das provas; ii) classificação final mín. 10 valores; e, iii) assiduidade mínima de 2/3 das aulas. 2) Avaliação por exame (1ª ou 2ª época): teste escrito (100%), com classificação mínima 10 valores. Escala: 0-20 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas e decorrem no laboratório de informática. As metodologias de ensino-aprendizagem são: ME1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos. ME2.Participativas, com análise de exercícios práticos. ME3.Activas, com realização de trabalho de grupo. ME4.Experimentais, para desenvolvimento e exploração de modelos em computador. ME5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) contemplado no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. ME1 - OA 1, 2, 3, 4 ME2 - OA 1, 2, 4, 5 ME3 - OA 1, 2, 3, 4, 5 ME4 - OA 5 ME5 - OA 1, 2, 3, 4, 5

Observações / Observations


- Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, ou com o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. - As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares/plataformas digitais ou não. - Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas, caso venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Laureano, Raul M.S. (2020) Testes de Hipóteses e Regressão: o meu manual de consulta rápida, Edições Sílabo. Field, A. (2009) Discovering Statistics Using SPSS, 3rd ed., London, Sage Publications, Cap. 5. Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente (lecture notes).

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tomás, A., Major, M. J. & Pinto, J. C. (2008) Activity-Based Costing and Management (ABC/M) nas 500 Maiores Empresas em Portugal, Revista Contabilidade e Gestão, N.6, p. 33-66. Maroco, J. (2018) Análise Estatística com o SPSS Statistics 25, 7ª edição, Report Number. Doane, D. P. e Seward, L. E. (2008) Estatística Aplicada à Administração e à Economia, McGraw-Hill. Wooldridge, J. (2005) Introductory Econometrics: A Modern Approach, 2nd edition, South-Western's Economics. Hair, J., Black, W., Babin, J. & Anderson, R. (2010) Multivariate Data Analysis, 7th edition, Pearson Prentice Hall. Laureano, R. & Botelho, Maria do Carmo (2017) IBM SPSS Statistics - O Meu Manual de Consulta Rápida, 3ª edição, Edições Sílabo. Castro Pinto, J.C. & Dias Curto, J.J. (2014) Estatística para Economia e Gestão. 3ª Edição, Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16