Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8557
Acrónimo :
M8557
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Métodos Quantitativos

Departamento / Department


Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam os conceitos e métodos mais importantes no âmbito da recolha e tratamento de informação quantitativa para estudos de mercado e de marketing. Pretende-se ainda que sejam capazes de identificar e aplicar, com auxílio de software estatístico, os métodos adequados a cada problema concreto.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1.Identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados. Desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Marketing. 2.Desenhar um instrumento de recolha de informação e avaliar a utilização de diferentes escalas de medida. 3.Identificar erros aleatórios e não aleatórios no processo de recolha de informação. 4.Definir os conceitos mais importantes em estatística univariada e multivariada. Avaliar a utilização de diferentes métodos estatísticos para a resolução de problemas de pesquisa de mercados. 5.Utilizar métodos de estatística multivariada, com recurso a software estatístico, para desenvolver e implementar estratégias de segmentação de mercados e de posicionamento de produtos; comparar e escolher as opções metodológicas mais apropriadas a cada problema de pesquisa.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo 2. Processos de recolha de informação quantitativos 3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios 4. Dimensão da amostra 5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida 6. Erros amostrais e erros não-amostrais 7. Preparação e análise estatística dos dados 7.1 Análise descritiva exploratória 7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos 7.3 Análise multivariada 7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla 7.3.2 Análise em componentes principais 7.3.3 Análise de clusters

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP1 a CP4 OA2 - CP5. OA3 - CP6. OA4 - CP7.1 e CP7.2. OA5 - CP7.3.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: - 2 testes individuais (um em Outubro e outro em Dezembro, com ponderações de 20% e de 30% da nota final, respetivamente). Em cada um dos testes a nota mínima para o aluno continuar em avaliação periódica é de 8,5 valores - 2 trabalhos de grupo: uma apresentação em aula durante o mês de Outubro, e um relatório final a entregar na última semana de Novembro, com ponderações de 20% e 30% da nota final, respetivamente) - presença em aula não inferior a 2/3 das aulas, - média ponderada final não inferior a 10 valores. Avaliação por Exame: Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%). A classificação mínima em cada parte do exame é de 8,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese e de comunicação escrita e oral, e para tal serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de exercícios individuais e de trabalhos de grupo. 4.Experimentais, com aplicações práticas em computador. 5.Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1 a OA5. 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA4 e OA5. 3.Activas, com realização de exercícios individuais e de trabalhos de grupo - OA2, OA4 e OA5 4.Experimentais, com aplicações práticas em computador - OA4 e OA5. 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar com o docente da UC, na primeira semana de aulas do semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. As frequências e os exames serão realizados presencialmente, quer se utilizem softwares /plataformas digitais ou não.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Sarstedt, M. and Mooi, E., A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, 2019, Springer (3rd ed.), Field, A., Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 2018, 5th ed. Sage Publications.,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N., Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide., 2016, Taylor and Francis, Hair, J., et al, Multivariate Data Analysis, 2018, 8th edition, CENGAGE., McDaniel, C. and Gates, R., Marketing Research, 2018, 11th ed., John Wiley & Sons.,

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16