Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhuns.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e resolver situações de negociação e gestão de conflitos em contextos organizacionais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Compreender os conceitos e elementos-chave de negociação e gestão de conflitos nos contextos intra-organizacional e inter-organizacional; 2. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 3. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win 4. Identificar e utilizar técnicas e táticas negociais num enquadramento ético
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Negociação e gestão de conflitos : principais conceitos e elementos-chave; 2 Abordagem Estratégica para a negociação: o dilema negocial de captura de valor versus criação de valor; win-win vs win-lose ; As três negociações; 3 As fases de Relação , Processo , Comunicação, Interesses , Opções, Legitimidade , Compromissos e Alternativas 4. Táticas num enquadramento ético
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita. O CP 1 (Principais conceitos e elementos de Negociação e gestão de conflitos) está associado ao objetivo OA1 de aprendizagem que refere a compreensão desses conceitos e elementos-chave de uma negociação. O CP 2 (Abordagem Estratégica para a negociação: o dilema negocial de captura de valor versus criação de valor; win-win vs win-lose ; As três negociações) está associado à Compreensão e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor (OA2). O CP3 (fases de negociação) está associado ao OA3 que refere que os alunos devem Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win O CP4 (Táticas num enquadramento ético) está associado ao OA4, Identificar e utilizar técnicas e táticas negociais num enquadramento ético
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: 80% Trabalho individual + 20% Participação individual nas Aulas (assiduidade e realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação ao longo do semestre, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação por exame: Teste - 100% .
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino e aprendizagem foram definidas tendo em conta as características e especificidades da UC (nomeadamente, a natureza aplicada e comportamental da UC e as 15h00 horas de contacto), sendo usadas: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência, no início de cada conteúdo programático novo 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação, a seguir à exposição 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, incluindo leitura de documentação e materiais de estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O ODS 17 está associado à UC pois esta contribui para a negociação de parcerias Não é permitida a utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) na produção de conteúdos (como o ChatGPT), exceto se o docente o autorizar excecionalmente
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Lewicki, R. J., Barry, B., & Saunders, D. M. (2020). Essentials of negotiation. McGraw-Hill Education.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Falcão, P. F. (2018). Todos Podemos Negociar Bem!. Leya. - Brett, J., & Thompson, L. (2016). Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes, 136, 68-79. - Ury, W. (2015). Getting to yes with yourself: How to get what you truly want. Harper One - Thompson, L. L. (2021). The mind and heart of the negotiator (Global Edition). Pearson.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23