Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8562
Acrónimo :
M8562
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Compreender os conceitos de negociação e gestão de conflitos nos contextos intra-organizacional e inter-organizacional; 2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais; 3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor; 4. Identificar e utilizar técnicas e táticas negociais num enquadramento ético 5. Identificar e saber gerir os passos negociais numa perspetiva win-win

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, sejam capazes de compreender e resolver situações de negociação e gestão de conflitos em contextos organizacionais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Negociação e gestão de conflitos : principais conceitos e questões; 2 Abordagem Estratégica para a negociação: o dilema negocial de captura de valor versus criação de valor; win-win vs win-lose ; As três negociações; Elementos chave de uma negociação 3 ; Relação , Processo , Comunicação 4. Interesses , Opções, Legitimidade , Compromissos e Alternativas 5. Táticas num enquadramento ético

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 OA2 - Pontos do programa: 1 OA3 - Pontos do programa: 2 OA4 - Pontos do programa: 5 OA5 - Todos

Avaliação / Assessment


Avaliação contínua: 80% Trabalho individual + 20% Participação individual nas Aulas (realização de exercícios nas aulas). Para obtenção de aprovação final em avaliação contínua, os alunos têm de obter, no mínimo, 8 valores no Trabalho individual. Nota mínima de passagem: 10 valores. Avaliação no final do semestre: Exame final - 100% .

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA)- Objectivo de aprendizagem (0A): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos - OA2. a OA4. 3. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas - Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Lewicki, Saunders & Barry (2020). Essentials of Negotiation (7th Ed). McGraw-Hill -Class materials

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-Pedro Fontes Falcão, 2018, "Todos Podemos Negociar Bem !", Texto Editora (in Portuguese) - Brett, J., and Thompson L., 2016, Negotiation. Organizational Behavior and Human Decision Processes. 136, pp. 68-79. - William Ury, 2015, "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Harper One - Leigh Thompson, 2014, "The mind and heart of the Negotiator", 6th edition, Pearson - Petkeviciute, N, & Streimikiene, D. 2014. Sustainable agreements during inter-cultural negotiation. Transformation in Business & Economics, 13.3: 21-35

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16