Métodos de Ensino e Avaliações

De acordo com os objectivos de aprendizagem (competências): Identificar e distinguir níveis de análise na psicologia educacional e comunitária Identificar e comparar as características de práticas educativas nas escolas. Compreender os factores sócio-psicológicos que intervêm no processo educativo e no tratamento dado a minorias. Saber preparar, conduzir e analisar o conteúdo de uma entrevista estruturada em meio escolar. Saber realizar uma observação estruturada de uma instituição para identificar as suas opções e práticas educativas/ inclusão de minorias. Saber ler/redigir um relatório sobre uma organização escolar e suas práticas educativas. Saber ler e compreender os conteúdos de textos científicos, bem como expô-los e criticá-los com fundamentação adequada (fazer a recensão crítica de um artigo científico). Saber comunicar oralmente uma ideia, uma opinião, um argumento. | A avaliação somativa da UC decorre por avaliação contínua para os estudantes em regime regular. Os estudantes em regime especial (estrangeiros, Erasmus, serviço militar, trabalhadores, etc.) serão alvo de um processo de avaliação adequado às respectivas situações. A frequência das aulas práticas, neste sistema de avaliação, é obrigatória em 80% das sessões para os estudantes em regime regular. A avaliação por exame fica disponível para os estudantes que não obtiverem classificação positiva (10/20, com mínimo de 9 em cada unidade de avaliação) na avaliação contínua e para os estudantes que optarem, de forma devidamente justificada, pela avaliação por exame. No primeiro caso, e apenas no exame de 1ª época, as unidades avaliativas em regime contínuo realizadas com sucesso são integradas no processo de avaliação por exame, com uma ponderação não superior a 50%. Trabalho em grupo (2 a 4 estudantes) (50%), que pode assumir uma das seguintes formas: 1. Caracterização de um contexto educativo de estigmatização/ inclusão de uma minoria e projecto de intervenção 2. Estudo longitudinal sobre o ?Efeito do contacto inter-étnico na infância/adolescência na expressão do preconceito contra minorias étnicas na idade adulta? (investigação ) 3. Apresentação de uma aula (45 minutos) e texto escrito de enquadramento da aula) Trabalho individual: Frequência escrita (50%) Requisitos exigidos para a elaboração dos trabalhos escritos - Dimensão: máximo 5.000 palavras (exceptuam-se as referências bibliográficas e os anexos) no trabalho de grupo. - Formato: normas da APA ? letras Times New Roman, tamanho 12, parágrafo 1.5.