Métodos de Ensino e Avaliações

Serão utilizados os seguintes métodos (M) de ensino-aprendizagem: M 1 - Aulas clássicas M 2 - Leitura intensiva M 3 - Seminários com discussões dos artigos/capítulos dos livros e com apresentações ou exercícios M 4 - Tutorias individuais e grupais M5 - Seminários de treino de técnicas de observação de entrevistas individuais e de grupo e de concepção de intervenções psicossociais Regras de funcionamento da UC: O processo individual de aprendizagem depende duma leitura intensiva, que será apoiada pelas aulas Teórico-Práticas. A leitura tem elementos globais para adquirir uma base sólida da área, mas também elementos mais especializados e individualizados para aprofundar a abordagem da pesquisa e intervenção nas relações entre grupos. O diálogo nas aulas Teórico-Práticas é essencial para a coordenação e suporte da leitura, bem como para a preparação de técnicas e instrumentos de pesquisa e de trabalho de campo. Para cada aula Teórico-Prática os alunos deverão ler um artigo/capítulo e um grupo pequeno poderá preparar uma apresentação ou um exercício sobre o mesmo tópico para discutir com a turma. | A avaliação somativa da UC decorre por avaliação contínua para os estudantes em regime regular. Os estudantes em regime especial (estrangeiros, Erasmus, serviço militar, trabalhadores, etc.) serão alvo de um processo de avaliação adequado às respectivas situações. A frequência das aulas , neste sistema de avaliação, é obrigatória em 80% das sessões para os estudantes em regime regular. A avaliação por exame fica disponível para os estudantes que não obtiverem classificação positiva (10/20, com mínimo de 9 em cada unidade de avaliação) na avaliação contínua e para os estudantes que optarem, de forma devidamente justificada, pela avaliação por exame. No primeiro caso, e apenas no exame de 1ª época, as unidades avaliativas em regime contínuo realizadas com sucesso são integradas no processo de avaliação por exame, com uma ponderação não superior a 50%. Trabalho em grupo (2 a 4 estudantes) (50%), que pode assumir uma das seguintes formas: 1. Caracterização de um contexto educativo de estigmatização/ inclusão de uma minoria e projecto de intervenção 2. Estudo longitudinal sobre o ?Efeito do contacto inter-étnico na infância/adolescência na expressão do preconceito contra minorias étnicas na idade adulta? (investigação) 3. Apresentação de uma aula (45 minutos) e texto escrito de enquadramento da aula) Trabalho individual: Frequência escrita (50%) Requisitos exigidos para a elaboração dos trabalhos escritos - Dimensão: máximo 5.000 palavras (exceptuam-se as referências bibliográficas e os anexos) no trabalho de grupo. - Formato: normas da APA ? letras Times New Roman, tamanho 12, parágrafo 1.5.