Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8623
Acrónimo :
M8623
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as abordagens teóricas e metodológicas na área da definição, sinalização e avaliação de crianças em situação de mau trato e negligência, visando preparar os alunos para a atividade profissional e cientifica em contexto comunitário e institucional com populações de risco.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Perceber os principais conceitos e modelos teóricos relacionados com a definição, sinalização e avaliação do mau trato e da negligência. OA2. Compreender os processos de avaliação do mau trato e negligência OA3. Conhecer o sistema de avaliação e intervenção com crianças vítimas de abuso e negligencia OA4. Descrever e concetualizar situações de mau trato e negligência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos e abordagens teóricas na definição e avaliação do mau trato e negligência. 1. Tipologias, dimensões e critérios de definição de mau trato e negligência. 2. Modelos teóricos subjacentes à concetualização do mau trato e negligência. CP2. Domínios e fontes de informação no contexto de avaliação do mau trato e negligência 1. Estratégias e fontes de informação para a avaliação do mau trato e negligência CP3. O sistema de proteção de crianças e jovens vítimas do mau trato e negligência 1. Processos de sinalização, avaliação e intervenção com crianças vítimas de mau trato e negligência CP4. Concetualização de casos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: OA1-CP1 OA2-CP2 OA3-CP3 OA4-CP4

Avaliação / Assessment


Opções de Avaliação: Avaliação Periódica e Avaliação Final. Avaliação periódica: 1 trabalho de grupo (40%; este trabalho envolve um relatório escrito e uma apresentação oral) e 1 teste escrito (60%). A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9.5 valores em todas as componentes. Os alunos que não estejam inscritos ou que reprovem na avaliação periódica poderão ir a um exame final (1ª ou 2ª época) que vale 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão teórico-práticas e tutoriais. No decurso das horas de contacto, serão utilizados os seguintes métodos de ensino-aprendizagem: 1. Exposições orais 2. Orientação e resolução de problemas 3. Exercícios práticos realizados individualmente e em pequenos grupos As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada, os exercícios e o trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do aluno estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA), de acordo com as relações descritas abaixo (e que seguem a sequência Objetivo de aprendizagem - Método de ensino-aprendizagem - Tipo de avaliação). Em quase todos os tópicos lecionados os objetivos de aprendizagem articulam conhecimentos, aptidões e competências. OA1 (Conhecimentos) - Exposição oral - exame. OA2 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos - exame/Trabalho de grupo. OA3 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos na aula - Exame/Trabalho de grupo. OA4 (Conhecimentos, aptidões e competências) - Exposição oral, exercícios práticos na aula - Exame/Trabalho de grupo. A perspetiva de ensino desta unidade curricular valoriza a discussão ativa e orientada dos assuntos abordados, tendo em conta os conhecimentos, aptidões e competência com base na experiência profissional de alguns dos formandos. Incentiva a investigação bibliográfica, a leitura e discussão de textos e a elaboração de trabalhos pelos alunos como forma de aprendizagem ativa dos mesmos. Este trabalho visa não só o desenvolver de uma análise críticas das temáticas, assim, como permitirá o enriquecimento da turma com as diferentes contribuições dos alunos. Objetivos de aprendizagem e planeamento do trabalho autónomo do aluno (131 horas), Tarefas - Tempo -Leitura, pesquisa bibliográfica e exercícios práticos - 31h -Trabalho individual (avaliação de situação, análise da informação, conceptualização e elaboração de relatório) - 50h -Preparação da frequência - 50h Os exercícios propostos pretendem suscitar o conhecimento que os formandos possuem sobre os tópicos, permitindo aferir a evolução das suas opiniões à medida que incorporam nova informação e se apropriam de outras perspetivas, quer a partir dos conteúdos ministrados e dos debates suscitados em sala de aula, quer pela pesquisa bibliográfica e consequentes leituras, quer pela interação propiciada pelo contexto grupal, que pretende confrontar formações e experiências distintas sobre os tópicos. Na plataforma de e-learning serão disponibilizados os materiais pedagógicos utilizados nas aulas.

Observações / Observations


O horário de atendimento é essencial para esclarecer dúvidas acerca do trabalho de grupo ou dos conteúdos da UC. Os alunos devem marcar um horário de atendimento com a docente, sempre que necessitarem. Esta marcação deverá ser efectuada por email (eunice_magalhaes@iscte-iul.pt). Bibliografia suplementar poderá ser indicada aos alunos no decurso das aulas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hughes, L., & Owen, H. (2009). Good practice in safeguarding children: working effectively in child protection. London: Jessica Kingsley Publishers. Fowler, J. (2002). A practitioner's tool for child protection and the assessment of parents. London: Jessica Kingsley Publishers. Barker, J., & Hode, D. (2002). The child in mind: a child protection handbook. London: Routledge. Bae, H. (2009). Understanding the dynamics of child maltreatment recurrence: rates, patterns, and risk factors. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Klika, J. & Conte, J. (2018). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand Oaks: Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wilson, K., & James, A. (2007). The child protection handbook: the practitioner's guide to safeguarding children. Philadelphia: Elsevier. Song, M. (2007). Termination of parental rights and adoption in foster care: a foster care decision on child maltreatment. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Scannapieco, M., & Connell-Carrick, K. (2005). Understanding child maltreatment: an ecological and developmental perspective. Oxford: Oxford University Press. Righthand, S., Kerr, B., & Drach, K. (2003). Child maltreatment risk assessments: an evaluation guide. New York: The Haworth Press and Trauma Press. Reder, P., Duncan, S., & Lucey, C. (2003). Studies in the assessment of parenting. London: Routledge. Calheiros, M. (2006). A construção social do mau trato e negligência parental: do senso comum ao conhecimento científico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16