Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8623
Acrónimo :
M8623
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa proporcionar aos alunos o conhecimento sobre as abordagens teóricas e metodológicas na área da definição, sinalização e avaliação de crianças em situação de mau trato e negligência, visando preparar os alunos para a atividade profissional e cientifica em contexto comunitário e institucional com populações de risco.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Compreender os principais conceitos e modelos teóricos relacionados com a definição, sinalização e avaliação do mau trato e da negligência. OA2. Compreender os processos de avaliação do mau trato e negligência OA3. Descrever e concetualizar situações de mau trato e negligência.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Conceitos e abordagens teóricas na definição e avaliação do mau trato e negligência. 1. Tipologias, dimensões e critérios de definição de mau trato e negligência. 2. Modelos teóricos subjacentes à concetualização do mau trato e negligência. CP2. Domínios e fontes de informação no contexto de avaliação do mau trato e negligência 1. Estratégias e fontes de informação para a avaliação do mau trato e negligência CP3. Concetualização de casos

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Na presente unidade curricular, todos objetivos de aprendizagem são concretizados em conteúdos programáticos. O OA1 vai ser concretizado pelos conteúdos programáticos CP1 (ponto 1 e 2). Os estudantes vão ter a oportunidade de reforçar os seus conhecimentos acerca conceitos e abordagens teóricas na definição e avaliação do mau trato e negligência, incluindo os modelos teóricos subjacentes à sua conceptualização. Os conteúdos programáticos CP2 permitirão a aquisição de conhecimentos ao nível dos domínios e fontes de informação aquando da avaliação do mau trato e negligência, coerente com o OA2. Finalmente, o OA3 relativamente à conceptualização de situações de mau trato e negligência materializa-se no CP3, através da análise, discussão e reflexão conceptual em torno de casos práticos de mau trato e negligência.

Avaliação / Assessment


Opções de Avaliação: Avaliação ao Longo do Semestre e Avaliação por Exame. Avaliação ao Longo do Semestre: 1 trabalho de grupo (40%; este trabalho envolve um relatório escrito e uma apresentação oral) e 1 teste escrito (60%). A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9.5 valores em todas as componentes. Avaliação por Exame: Os alunos que não estejam inscritos ou que reprovem na avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final, em conformidade com o novo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, e com a ponderação de 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas serão teórico-práticas e laboratoriais. No decurso das horas de contacto, serão utilizados os seguintes métodos de ensino-aprendizagem: 1. Expositiva 2. Participativa 3. Ativa, envolvendo a aplicação dos conhecimentos teóricos em exercícios práticos realizados individualmente e/ou em pequenos grupos As horas de trabalho autónomo asseguram a leitura da bibliografia base e recomendada e o trabalho de grupo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e os processos de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e no trabalho autónomo do aluno estão alinhadas com as metodologias de avaliação e ambas com os objetivos de aprendizagem (OA). As metodologias expositivas, que integram as aulas teórico-práticas, suportam a concretização da totalidade dos objetivos (OA1 a OA3), permitindo a aquisição de conhecimentos. As metodologias participativas e ativas, que integram as aulas teórico-práticas e as aulas laboratoriais, permitem, por sua vez, a aplicação de conhecimentos e o treino de competência de avaliação e conceptualização do mau-trato na infância, possibilitando a concretização dos objetivos OA2 a 0A3. As horas de trabalho autónomo encontram-se alinhadas com a totalidade dos objetivos de aprendizagem (OA1 a OA3). Especificamente, o trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre, com um foco na análise crítica de um caso prático, permite a concretização dos objetivos OA1 (pela aplicação de modelos concetuais), OA2 (planeamento e definição de um processo de avaliação) e OA3 conceptualização de casos, e respetiva apresentação e discussão.

Observações / Observations


O horário de atendimento é essencial para esclarecer dúvidas acerca do trabalho de grupo ou dos conteúdos da UC. Os alunos devem marcar um horário de atendimento com a docente, sempre que necessitarem. Esta marcação deverá ser efectuada por email (eunice_magalhaes@iscte-iul.pt). Bibliografia suplementar poderá ser indicada aos alunos no decurso das aulas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hughes, L., & Owen, H. (2009). Good practice in safeguarding children: working effectively in child protection. London: Jessica Kingsley Publishers. Fowler, J. (2002). A practitioner's tool for child protection and the assessment of parents. London: Jessica Kingsley Publishers. Barker, J., & Hode, D. (2002). The child in mind: a child protection handbook. London: Routledge. Bae, H. (2009). Understanding the dynamics of child maltreatment recurrence: rates, patterns, and risk factors. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Klika, J. & Conte, J. (2018). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand Oaks: Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wilson, K., & James, A. (2007). The child protection handbook: the practitioner's guide to safeguarding children. Philadelphia: Elsevier. Song, M. (2007). Termination of parental rights and adoption in foster care: a foster care decision on child maltreatment. Saarbrucken: VDM Verlag Dr. Muller. Scannapieco, M., & Connell-Carrick, K. (2005). Understanding child maltreatment: an ecological and developmental perspective. Oxford: Oxford University Press. Righthand, S., Kerr, B., & Drach, K. (2003). Child maltreatment risk assessments: an evaluation guide. New York: The Haworth Press and Trauma Press. Reder, P., Duncan, S., & Lucey, C. (2003). Studies in the assessment of parenting. London: Routledge. Calheiros, M. (2006). A construção social do mau trato e negligência parental: do senso comum ao conhecimento científico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian & Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-10