CIG (2020). Guia de intervenção integrada junto de crianças ou jovens vítimas de violência doméstica. CIG.
Alexandre, J. & Barata, C. (2020). Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco. In R. Barroso & D. Neto (Eds.) A Prática Profissional da Psicologia da Justiça (1ª ed., pp. 123-135). Ordem dos Psicólogos Portugueses.
OPP (s.d.). Linhas de orientação para a prática profissional: psicologia no âmbito da proteção de crianças e jovens em risco. OPP.
Raimundo, R. & Pinto, A. (2016). Avaliação e Promoção das Competências Socioemocionais em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler.
Rathvon, N. (2008). Effective school interventions: Evidence-based strategies for improving student outcomes. NY: Guilford press.
Webster-Stratton, C. (2005). Os anos incríveis: Guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilíbrios.:
Secundária
Alvarez, M., Veiga-Simão, A., Ferreira, J., Santos, E. (Coord) (2020). Psicologia Educacional: Investigação e intervenção em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler.
Guerra,M, Lima,L., & Torres,S. (2014). Intervir em grupos na saúde. Lisboa: Climepsi.
Jaffe, P., G., Baker, L. L., Cunningham, A.J. (2004). Protecting children from domestic violence: Strategies for community intervention. New York: Guilford.
Levenstein, Ph., & Levenstein, S. (2008). Messages from home: The parent-child home Program for overcoming educational disadvantage. Philadelphia: Temple University Press.
Macklem, G. L. (2008). Practitioners guide to emotion regulation in school-aged children. Manchester, USA: Springer Science.
Maton, K. I., Schellenbach, C. J., Leadbeater, B. J., & Solarz, A. L. (2004). Investing in children, youth, families and communities: Strengths-based research and policy. Washington, DC: APA.
Menéndez, A.G., Hermida, J.R.F., & Villa, R.S. (2004). Guía para la detección e intervención temprana con menores en riesgo. Astúrias: Colegio Oficial de Psicólogos del Principado de Asturias.
Moreira, P. (2001). Para uma prevenção que previna. Coimbra: Quarteto.
National Scientific Council on the Developing Child (2005). Excessive Stress Disrupts the Architecture of the Developing Brain: Working Paper No. 3. Retrieved from www.developingchild.harvard.edu
O´Connel, M. E., Boat, T., & Warner, K. (2009). Preventing mental, emotional, and behavioral disorders and substance abuse among children, youth, and young adults: Research advances and promising interventions. Washington: The National Academies Press.
Peacock, G. & Collett, B. (2010). Collaborative home/school interventions: Evidence-based solutions for emotional, behavioral, and academic problems. NY: Guilford press.
Snow, C., Van Hemel, S., & Committee on Developmental Outcomes and Assessments for Young Children. (2008). Early childhood assessment: Why, what, and how. Washington, D.C.: National Academies Press.: