Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Apenas podem frequentar esta UC estudantes com uma licenciatura em Psicologia, ou a frequentar um mestrado nesta área científica.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos estudantes conhecimentos teóricos e práticos que visem preparar os alunos para a atividade profissional e científica no domínio da avaliação e intervenção em contexto comunitário e institucional com crianças em situação de risco, considerando uma abordagem sistémica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1: Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para identificar situações de risco que afetam grupos de crianças; OA2: Utilizar metodologias de avaliação que permitam a elaboração de diagnósticos em grupos de crianças em risco; OA3: Analisar criticamente instrumentos de avaliação e de intervenção para grupos de crianças expostas ao risco. OA4: Conhecer e analisar criticamente programas de intervenção universais e seletivos; OA5: Identificar dimensões relevantes para a construção de um processo de intervenção. OA6: Desenhar um programa de intervenção grupal com base num perfil de risco.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Fatores de Risco e Perigo (e.g. pobreza, maus-tratos, negligência, problemas sociais, imigração, abuso sexual) e consequências para os vários domínios de desenvolvimento (e.g., saúde, aprendizagem, sócio-emocional, cognitivo). CP2. Os mecanismos pelos quais os fatores de risco afetam o desenvolvimento. CP3. O desenho de uma avaliação de risco grupal: domínios de avaliação, escolha de instrumentos, considerações éticas e práticas. CP4. Da avaliação à intervenção: Aspetos e princípios gerais de intervenção seguindo uma abordagem ecológica ou sistémica. CP5. Materiais e programas de intervenção (e.g., competências socio-emocionais, prevenção do abuso sexual) baseados em evidência de cariz sobretudo universal e para crianças expostas a risco, aplicados sobretudo em contexto escolar e comunitário.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os OAs alinham-se com os CPs: Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para identificar situações de risco que afetam grupos de crianças (OA1) está diretamente relacionado com CP1. OA2 concretiza-se no CP3, tendo em conta que se aborda a escolha de instrumentos de avaliação e as considerações éticas envolvidas. Analisar criticamente instrumentos de avaliação e de intervenção para grupos de crianças expostas ao risco (OA3), e Identificar dimensões relevantes para a construção de um processo de intervenção (OA5), estão alinhados com CP4, que explora os princípios gerais de intervenção com base numa abordagem ecológica. Conhecer e analisar criticamente programas de intervenção universais e seletivos (OA4) concretiza-se no CP5, que detalha programas de intervenção estudados. Desenhar um programa de intervenção grupal com base num perfil de risco (OA6) concretiza a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos nos diferentes CPs.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: Avaliação ao longo do semestre ou Avaliação por exame (1ª e 2ª épocas). Avaliação ao longo do semestre: 2 trabalhos de grupo: 1 trabalho de grupo (apresentação oral; 20% da nota), 1 trabalho de grupo (apresentação oral = 10% da nota + 30% relatório escrito); frequência com consulta (40%). Ficam aprovados os estudantes que obtenham uma nota mínima de 8.5 em cada elemento de avaliação ao longo do semestre e cuja média corresponda a 9.5 valores. Avaliação por exame: exame escrito com consulta (80%) e com prova oral (20%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC está estruturada em aulas TP envolvendo metodologias expositivas, participativas e ativas. Os alunos são encorajados a desenvolver autonomamente, trabalhos de pesquisa e recolha que lhes permitam aplicar os seus conhecimentos, e desenvolver aptidões e competências específicas neste domínio. Trabalho autónomo (131h): 76h (leituras para acompanhamento da UC e para a realização da prova individual de conhecimentos); 55h (elaboração dos trabalho de grupo).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os estudantes são encorajados a realizar esta UC em regime de avaliação ao longo do semestre (ver RGACC), uma vez que se considera que os vários elementos de avaliação nela contidos possibilitam medir se os OAs foram alcançados com sucesso pelos alunos. Em termos gerais, quer as aulas, quer o trabalho encontram-se alinhados com todos os OA (conhecimento, atitudes e competências). Mais especificamente, os trabalhos encontram-se alinhados com OA2 e OA3 e OA4 (conhecimento, competências); a frequência encontra-se alinhada com OA1 e OA2 (conhecimento). As visitas de estudo visam a integração de todos os OA A orientação tutorial (OT) destina-se ao esclarecimento de dúvidas e acompanhamento de trabalhos.
Observações / Observations
Horário de atendimento: A marcar sempre que necessário (contacto via e-mail).
Bibliografia Principal / Main Bibliography
CIG (2020). Guia de intervenção integrada junto de crianças ou jovens vítimas de violência doméstica. CIG. Alexandre, J. & Barata, C. (2020). Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco. In R. Barroso & D. Neto (Eds.) A Prática Profissional da Psicologia da Justiça (1ª ed., pp. 123-135). Ordem dos Psicólogos Portugueses. OPP (s.d.). Linhas de orientação para a prática profissional: psicologia no âmbito da proteção de crianças e jovens em risco. OPP. Raimundo, R. & Pinto, A. (2016). Avaliação e Promoção das Competências Socioemocionais em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler. Rathvon, N. (2008). Effective school interventions: Evidence-based strategies for improving student outcomes. NY: Guilford press. Webster-Stratton, C. (2005). Os anos incríveis: Guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilíbrios.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alvarez, M., Veiga-Simão, A., Ferreira, J., Santos, E. (Coord) (2020). Psicologia Educacional: Investigação e intervenção em Portugal. Lisboa: Coisas de Ler. Guerra,M, Lima,L., & Torres,S. (2014). Intervir em grupos na saúde. Lisboa: Climepsi. Jaffe, P., G., Baker, L. L., Cunningham, A.J. (2004). Protecting children from domestic violence: Strategies for community intervention. New York: Guilford. Levenstein, Ph., & Levenstein, S. (2008). Messages from home: The parent-child home Program for overcoming educational disadvantage. Philadelphia: Temple University Press. Macklem, G. L. (2008). Practitioners guide to emotion regulation in school-aged children. Manchester, USA: Springer Science. Maton, K. I., Schellenbach, C. J., Leadbeater, B. J., & Solarz, A. L. (2004). Investing in children, youth, families and communities: Strengths-based research and policy. Washington, DC: APA. Menéndez, A.G., Hermida, J.R.F., & Villa, R.S. (2004). Guía para la detección e intervención temprana con menores en riesgo. Astúrias: Colegio Oficial de Psicólogos del Principado de Asturias. Moreira, P. (2001). Para uma prevenção que previna. Coimbra: Quarteto. National Scientific Council on the Developing Child (2005). Excessive Stress Disrupts the Architecture of the Developing Brain: Working Paper No. 3. Retrieved from www.developingchild.harvard.edu O´Connel, M. E., Boat, T., & Warner, K. (2009). Preventing mental, emotional, and behavioral disorders and substance abuse among children, youth, and young adults: Research advances and promising interventions. Washington: The National Academies Press. Peacock, G. & Collett, B. (2010). Collaborative home/school interventions: Evidence-based solutions for emotional, behavioral, and academic problems. NY: Guilford press. Snow, C., Van Hemel, S., & Committee on Developmental Outcomes and Assessments for Young Children. (2008). Early childhood assessment: Why, what, and how. Washington, D.C.: National Academies Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-28