Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8625
Acrónimo :
M8625
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) tem como objetivo geral promover o conhecimento, aptidões e competências sobre as abordagens teóricas e metodológicas de avaliação e intervenção junto de famílias em risco.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta unidade curricular será capaz de: OA1. Compreender os alicerces teóricos que fundamentam a psicologia da família e conhecer os modelos de funcionamento familiar. OA2. Reconhecer diversidade familiar. OA3. Conhecer os principais processos familiares ao longo do ciclo de vida, assim como as etapas normativas e situações não normativas da vida familiar. OA4. Definir famílias em risco e famílias multidesafiadas. OA5. Identificar diferentes estratégias de avaliação das dinâmicas familiares. OA6. Analisar e aplicar práticas baseadas em evidências para a intervenção com famílias multidesafiadas e de difícil acesso. OA7. Descrever programas de intervenção familiar e educação parental. OA8. Conceptualizar programas de intervenção familiares, adequando-os às características e dinâmicas de cada família, em particular em situação de risco e multidesafiadas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Família: Definição e diversidade familiar. CP2. O ciclo vital da família, etapa e transições normativas e não-normativas. CP3. Stress e resiliência na família. CP4. Famílias em risco e multidesafiadas. CP5. Parentalidade: Fatores de risco e proteção. CP6. Questões de avaliação com famílias. - Focos e estratégias de avaliação. - Observação. - Entrevista. - Questionários. - Genograma, mapas estruturais e relacionais, e mapa da rede social. CP7. Intervenção com famílias em risco e multidesafiadas, e intervenção na parentalidade. CP8. Desafios à intervenção e questões ético-deontológicas.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos desta UC estão alinhados de forma coerente com os objetivos de aprendizagem (OA) propostos. Os conteúdos abordados fornecem a base teórica e prática necessária para alcançar cada objetivo específico. CP1 e CP2 oferecem a fundamentação teórica para OA1 a OA3, permitindo aos estudantes compreender a diversidade familiar, os modelos de funcionamento familiar e os processos familiares ao longo do ciclo de vida. A inclusão de CP3 e CP4, que foca em famílias em risco e multidesafiadas, e CP5, que analisa fatores de risco e proteção na parentalidade, complementa OA4, ajudando a definir e identificar estas famílias. CP6 cobre estratégias de avaliação, alinhando-se com OA5 ao fornecer ferramentas para avaliação das dinâmicas familiares. CP7 e CP8, que tratam da intervenção com famílias e os desafios éticos, suportam OA6 a OA8, capacitando os estudantes a conceptualizar e aplicar programas de intervenção, especialmente para famílias multidesafiadas e de difícil acesso.

Avaliação / Assessment


O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou de avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui: um trabalho em grupo sobre um estudo de caso com apresentação oral em aula (15%) e relatório escrito (30%), e um teste individual (55%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 9.5 valores. A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%), ficando aprovados o/as aluno/as que obtenham uma classificação igual ou superior a 9.5 valores. Não existem presenças mínimas obrigatórias nas aulas para a realização desta UC.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A UC integra metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teóricos de referência), assim como participativas e ativas (e.g. role-play, discussão de casos práticos, interpretação de protocolos de avaliação). As aulas teórico-práticas (TP) utilizam metodologias expositivas e participativas e as aulas de prática laboratorial (PL) estão baseadas em metodologias participativas e ativas. As horas de trabalho autónomo destinam-se à leitura de textos de apoio às aulas, à realização do trabalho de grupo que compõe a avaliação ao longo do semestre e ao estudo para o teste/exame. Está prevista orientação tutorial (OT).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino adotadas nesta unidade curricular estão cuidadosamente alinhadas com os objetivos de aprendizagem (OA) estabelecidos. As metodologias expositivas, como a apresentação de quadros teóricos de referência e princípios, suportam a concretização de todos os OA ao proporcionar a aquisição de conhecimentos teóricos essenciais. Adicionalmente, as metodologias participativas e ativas, que incluem a discussão de casos práticos e a realização de trabalhos em grupo, entre outros, facilitam a consolidação e aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos. Essas abordagens permitem o treino de competências específicas, como a avaliação das dinâmicas familiares e a intervenção com famílias em risco e multidesafiadas. Ao envolver os estudantes em atividades práticas e colaborativas, estas metodologias promovem uma compreensão aprofundada e aplicação dos conceitos aprendidos, garantindo que os OA, desde a compreensão teórica até a intervenção prática, sejam plenamente alcançados.

Observações / Observations


Importa acrescentar as seguintes informações: - Os materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos no moodle. No final de cada temática serão disponibilizados os slides das aulas e materiais de leitura/estudo adicionais, sempre que se justifique. - A UC inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente. É obrigatória a marcação prévia de atendimento via e-mail. - Os alunos devem recorrer às ferramentas de deteção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fiese, B. H., Celano, M., Deater-Deckard, K., Jouriles, E. N., & Whisman, M. A. (Eds.). (2019). APA handbook of contemporary family psychology: Foundations, methods, and contemporary issues across the lifespan. American Psychological Association. Juffer, F., Bakermans-Kranenburg, M.J., & Van IJzendoorn, M.H. (2013). Promoting positive parenting: An attachment-based intervention. New York: Lawrence Erlbaum/Taylor & Francis. Landy, S., & Menna, R. (2006). Early Intervention with Multi-risk Families: An Integrative Approach. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company. Morris, A. S., & Smith, J. M. (Eds.). (2023). The Cambridge handbook of parenting: Interdisciplinary research and application. Cambridge University Press. Ryzin, M. et al. (2016). Family-Based Prevention Programs for Children and Adolescents: Theory, Research, and Large-Scale Dissemination. Sussex: Taylor and Francis. Walsch, F. (2006). Strengthening Family Resilience (2nd edition). New York: Guilford.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Alarcão, M. (2002). (Des) equilíbrios familiares: uma visão sistémica (2ª edição). Lisboa: Quarteto. Boyd-Franklin, N. & Bry, B. H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Carr, A. (2012). Family Therapy - Concepts, Process and Practice. San-Francisco: John Wiley and Sons Cassidy, J & Shaver, P. (2016). Handbook of Attachment: Theory, research and clinical applications (3rd ed). NY: Guilford Press. Christophersen, E.R., & Mortweet, S.L. (2002). Parenting That Works: Building Skills That Last a Lifetime. Washington, DC: American Psychological Association. Dette-Hagenmeyer, D., Erzinger, A., & Reichle, B. (Eds.) (2016). Fathers in Families. The Changing Role of the Father in the Family. London: Routledge. Liddle, H.A., Santisteban, D.A., Levant, R.F., & Bray, J.H. (Eds.) (2001). Family Psychology: Science-Based Interventions. Washington, DC: American Psychological Association. Relvas, A. P. & Alarcão. M. (2002) (Coord.) Novas formas de família. Lisboa: Quarteto. Walsh, F. (Ed.) (2003). Normal Family Processes: Growing Diversity and Complexity. New York: The Guilford Press. Ponzetti J. J. (2016). Evidence-based parenting education: A global perspective. N.Y.: Routledge.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23