Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia
Objetivos Gerais / Objectives
Promover o conhecimento, aptidões e competências sobre as abordagens teóricas e metodológicas de avaliação e intervenção junto de famílias em risco.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta unidade curricular (UC) pretende fornecer a base para a avaliação e intervenção com famílias em risco. O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Compreender os alicerces teóricos que fundamentam a psicologia da família e conhecer os modelos de funcionamento familiar. OA2. Reconhecer diversidade familiar. OA3. Conhecer os principais processos familiares ao longo do ciclo de vida, assim como as etapas normativas e situações não normativas da vida familiar. OA4. Identificar diferentes estratégias de avaliação das dinâmicas familiares. OA5. Descrever programas de intervenção familiar e educação parental. OA6. Conceptualizar programas de intervenção familiares, adequando-os às características e dinâmicas de cada família, em particular em situação de risco.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Família: Definição e diversidade familiar. CP2. O ciclo vital da família, etapa e transições normativas e não-normativas. CP3. Stress e resiliência na família. CP4. Famílias multidesafiadas. CP5. Parentalidade: Fatores de risco e proteção. CP6. Questões de avaliação com famílias. - Focos e estratégias de avaliação. - Observação. - Entrevista. - Questionários. - Genograma, mapas estruturais e relacionais, e mapa da rede social. CP7. Intervenção com famílias e na parentalidade. CP8. Desafios à intervenção e questões ético-deontológicas.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC, todos os objetivos de aprendizagem são concretizados em diferentes conteúdos programáticos. As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1, OA2 e OA3 - CP1, CP2, CP3, CP4. OA4 - CP6. OA5 e 6 - CP5, CP7, CP8.
Avaliação / Assessment
Regime de avaliação: periódica ou por exame. Avaliação periódica: um trabalho em grupo sobre um estudo de caso com apresentação oral em aula (15%) e relatório escrito (30%), e um teste individual (55%). Nota mínima em cada componente de, pelo menos, 9.5 valores. Avaliação por exame: prova individual escrita (100%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Aulas teórico-práticas e laboratoriais baseadas nos métodos de ensino-aprendizagem seguintes: metodologias expositivas (e.g., apresentação de quadros teóricos de referência), participativas (e.g., de exercícios em grupo, discussão de casos e análise de material relevante, como artigos e entrevistas) e ativas (trabalhos individuais e de grupo). Os alunos são responsáveis por temáticas referentes às leituras realizadas individualmente, através de estudo autónomo. Está prevista orientação tutorial.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Cada metodologia de ensino está intimamente relacionada com os objetivos de aprendizagem: -Metodologia Expositiva (e.g., apresentação de quadros teóricos de referência e princípios): todos os objetivos. -Metodologia Participativa (e.g., exercícios de grupo em aula, discussão de casos e outros materiais): todos os objetivos. -Metodologia Ativa (e.g., realização de trabalhos de grupo e individuais): OA4, OA5, OA6. -Estudo autónomo: todos os objetivos Para além das horas de contacto e horário de atendimento semanal, o estudo autónomo inclui: 1) pesquisa e leitura da bibliografia para exercícios individuais; 2) escrita relativamente a exercícios individuais; 3) pesquisa para trabalho de grupo; 4) elaboração do relatório escrito e apresentação oral; e 5) preparação para o teste.
Observações / Observations
Importa acrescentar as seguintes informações: -Materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos nas plataformas de e-learning/fénix. No final de cada temática serão disponibilizados no e-learning os slides das aulas e materiais de leitura/estudo adicionais, sempre que se justifique. -Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. -A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente (presencial/ISCTE, e-mail, Skype/Zoom). -Os alunos devem recorrer às ferramentas de detecção de plágio, no âmbito do trabalho de grupo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Arranz, E. & Oliva, A. (2010) (Eds). Desarrollo psicológico en las nuevas estructuras familiares. Madrid, Espanha: Ediciones Pirámide. Boyd-Franklin, N. & Bry, B.H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Carr, A. (2012). Family Therapy - Concepts, Process and Practice. San-Francisco: John Wiley and Sons Landy, S., Menna, R. (2006). Early Intervention With Multi-risk Families: An Integrative Approach. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company. Relvas, A. (1996). O Ciclo Vital da Família - Perspectiva Sistémica. Biblioteca das Ciências do Homem. Porto: Edições Afrontamento. Walsh, F. (Ed.) (2003). Normal Family Processes: Growing Diversity and Complexity. New York: The Guilford Press. Ponzetti J. J. (2016). Evidence-based parenting education: A global perspective. N.Y.: Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Alarcão, M. (2002). (Des) equilíbrios familiares : uma visão sistémica (2ª edição). Lisboa: Quarteto. Azar, S. T. (1998). Parenting and child maltreatment. In I. E. Sigel & K. A. Renninger (Volume 4, Eds.), Child Psychology in Practice (pp. 361-388). Handbook of Child Psychology. (5th edition) (W. Damon, Ed.). New York: John Wiley & Sons. Boyd-Franklin, N. & Bry, B. H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Camilo, C., & Garrido, M. V. (2013). Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: Uma revisão e reflexão. Análise Psicológica, 3 (XXXI), 245-268 Cassidy, J & Shaver, P. (2010). Handbook of Attachment: Theory, research and clinical applications. NY: Guilford. Christophersen, E.R., & Mortweet, S.L. (2002). Parenting That Works: Building Skills That Last a Lifetime. Washington, DC: American Psychological Association. Cruz, O. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto. Demo, D.H., Allen, K. R., Fine, M. A. (2000). Handbook of family diversity. New York: Oxford Press. Elliott, M. (1996). 501 Ways to be a Good Parent. UK: Hodder & Stoughton. Koller, S. H. (Org.) (2004). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção no Brasil. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora. Jones, E. (1999). Terapia dos Sistemas Familiares. Colecção Sistemas, Famílias e Terapias. Lisboa: Climepsi Editores. Liddle, H.A., Santisteban, D.A., Levant, R.F., & Bray, J.H. (Eds.) (2001). Family Psychology: Science-Based Interventions. Washington, DC: American Psychological Association. Nichols, W.C., Pace-Nichols, M.A., Becvar, D.S., & Napier, A.Y. (2000). Handbook of Family Development and Intervention. New Jersey: Wiley & Sons. Ranquet, M. (1996). Los Modelos en Trabajo Social - Intervención con Personas y Familias. Espanha: Siglo Veintiuno Editores. Relvas, A. P. & Alarcão. M. (2002) (Coord.) Novas formas de família. Lisboa: Quarteto. Sandres, M.R. (2008). Triple P-Positive Parenting Program as a Public Health Approach to Strengthening Parenting. Journal of Family Psychology, Vol. 22 (3), 506-517. Soares, H. & Ferreira, B. (2011). Rede de Intervenção na Família (RIF). Uma experiência de prevenção de maus-tratos e negligência infantil (MNI) através da promoção de competências parentais em contexto comunitário. In C. Sampaio Cruz & M. Leote de Carvalho (Eds.), Crianças e Jovens em Risco. A família no centro da Intervenção. Cascais: Princípia - Publicações Universitárias e Científicas. Sroufe, L. A., Egeland, B. E., Carlson, E. A., & Collins, W. A. (2005). The development of the person. The Minnesota study of risck and adaptation from birth to adulthood. The Guilford Press, London. Walsch, F. (2006). Strengthening Family Resilience (2nd edition). New York: Guilford. Webster-Stratton, C. (2010). Os Anos Incríveis - guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilíbrios Edições. Juffer, F., Bakermans-Kranenburg, M.J., & Van IJzendoorn, M.H. (2008). Promoting positive parenting: An attachment-based intervention. New York: Lawrence Erlbaum / Taylor & Francis.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16