Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8627
Acrónimo :
M8627
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


A inscrição nesta UC em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular (UC) visa desenvolver nos alunos conhecimentos de âmbito teórico e metodológico nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial, assim como abordar as características de intervenções psicossociais nestes contextos educativos com vista à promoção do bem-estar das crianças e jovens, tendo subjacente uma perspetiva bio-ecológica do desenvolvimento humano. A par com a aquisição dos conhecimentos acima enumerados, esta UC visa ainda promover nos estudantes competências de reflexão de carácter especializado e de análise crítica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Descrever e explicar as principais características, potencialidades e desafios na Adoção, Acolhimento Familiar e Acolhimento Residencial; OA2. Conhecer os modelos teóricos e a investigação empírica que guia o conhecimento atual nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial; OA3. Conhecer estratégias de intervenção e programas empiricamente validados ou informados de intervenção naqueles contextos educativos, com vista à promoção do desenvolvimento da criança e qualificação do sistema. OA4. Analisar de forma crítica quer a investigação quer os programas de intervenção nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Acolhimento Residencial -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Standards e sistemas de avaliação da qualidade em AR; -Acolhimento terapêutico e especializado; -Projeto de vida, transições e preparação para a saída. CP2. Acolhimento Familiar -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicação para o desenvolvimento da criança; -Programas de preparação e intervenção em acolhimento familiar; CP3. Adoção -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Identidade adotiva e procura das origens; -Parentalidade adotiva.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados, coerentemente, em conteúdos programáticos (CPs): -OA1estende-se a todos os CPs ao implicar a aquisição de conhecimentos acerca do sistema de promoção e proteção, incluindo das características, potencialidades e limitações do acolhimento e adoção, possibilitando a reflexão crítica dos conteúdos subsequentes; -OA2 percorre igualmente todos os CPs ao descrever os modelos teóricos que informam as práticas atuais em acolhimento e adoção; -OA3 inclui a promoção de conhecimento e competências de intervenção, obrigatoriamente alicerçados nos OA anteriores. Tais conhecimentos e competências serão potencializados para cada um dos contextos educativo abordados; -Cada um dos OA anteriores exige a reflexão e integração dos resultados da investigação acerca do desenvolvimento da criança, das características dos contextos e prestação de cuidados, e dos programas de intervenção naqueles domínios.

Avaliação / Assessment


-Avaliação periódica: elaboração em grupo de um projeto de investigação em acolhimento ou adoção (30%) com apresentação oral (15%); e um teste individual escrito (55%). Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8.5 valores. Aprovação final: média final igual ou superior a 9.5 valores. Os estudantes devem frequentar pelo menos 3/4 das aulas. -Avaliação por exame: exame individual escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas incluem seguintes métodos de ensino-aprendizagem: exposição oral de conteúdos, discussão de artigos científicos e capítulos de livro, discussão de exercícios de consolidação, role-play e discussão de vídeos/estudos de caso, e supervisão dos trabalhos. As horas de trabalho autónomo destinam-se a leituras para preparação para as aulas, à realização dos exercícios de consolidação, a pesquisa bibliográfica e a leituras para a realização dos trabalhos de grupo, e preparação para o exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem nas horas de contacto e de trabalho autónomo definem-se de acordo com as especificidades de cada OA, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências. As metodologias aplicadas aos OA servem as diferentes modalidades de avaliação. Para todas os OA, aplicam-se a exposição oral de conteúdos, a leitura e discussão de artigos científicos, a realização e discussão de exercícios de consolidação entre aulas, e supervisão dos trabalhos de grupo. Ao AO3 e ao AO4 acrescentam-se a realização de exercícios de role-play e discussão de vídeos/casos. A perspetiva de ensino-aprendizagem desta UC valoriza a discussão ativa e orientada dos tópicos abordados, tendo em conta os conhecimentos, aptidões e competências a serem adquiridos e fortificados pelos estudantes. Incentiva a pesquisa bibliográfica, a leitura e discussão de textos, a realização de exercícios práticos e a elaboração de trabalhos pelos estudantes como forma de aprendizagem ativa. O trabalho de grupo e exercícios a realizar visam desenvolver competências de análise crítica das temáticas, bem como enriquecer e consolidar conhecimentos, a partir da partilha das diferentes contribuições dos estudantes. Em articulação com os OA, o trabalho autónomo do estudante está alicerçado na realização de exercícios individuais, a pesquisa e leitura de artigos, livros e capítulos de livros, a realização do trabalho de grupo, incluindo a redação do relatório e apresentação oral, e a preparação para o exame. Os exercícios práticos propostos em aula e entre aulas pretendem suscitar e potencializar o conhecimento dos estudantes acerca dos diferentes tópicos, permitindo aferir a evolução das suas competências e opiniões à medida que incorporam informação nova e se apropriam de outras perspetivas a partir 1) dos conteúdos ministrados e dos debates suscitados em sala de aula, 2) da pesquisa bibliográfica e consequentes leituras, 3) da interação propiciada pelo contexto grupal de realização dos trabalhos, e 4) pela confrontação de formações e experiências distintas sobre os tópicos em análise na UC. Adotam-se os seguintes critérios de apreciação dos trabalhos de grupo e exercícios: evolução na fundamentação, rigor, aprofundamento e desenvolvimento das respostas, nível de apropriação da informação científica sobre os temas, e grau de integração do conhecimento.

Observações / Observations


Importa acrescentar as seguintes informações: -Materiais pedagógicos utilizados nas aulas são disponibilizados aos alunos nas plataformas de e-learning/fénix. -Está prevista orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas e acompanhamento dos trabalhos de grupo. -A unidade curricular inclui horário de atendimento aos alunos, a definir com cada docente (presencial/ISCTE, e-mail, Skype/Zoom).

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mccall, R. et al. (2011). Children without permanent parents: Research, practice, and policy. Monographs of the Society for Research in Child Development, 76(4). Mitchell, J. et al. (2019). The handbook of therapeutic care for children: Evidence-informed approaches to working with traumatized children and adolescents in foster, kinship and adoptive care. London: Jessica Kingsley Publishers. Osofsky, J. (2017). Treating infants and young children impacted by trauma: Interventions that promote healthy development. Washington DC: American Psychological Association. Wrobel, G.M., & Neil, E. (2009). International advances in adoption research for practice. Wiley-Blackwell. Whittaker, J. et al. (2015). Therapeutic residential care for children and youth: Developing evidence-based international practice. London: Jessica Kingsley. Acrescem artigos científicos e relatórios profissionais anualmente atualizados e disponibilizados aos alunos.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Carvalho, M.J.L., & Salgueiro, A. (2018). Pensar o acolhimento de crianças e jovens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Dozier, M., & Rutter, M. (2008). Challenges to the development of attachment relationships faced by young children in foster and adoptive care. In J. Cassidy & P. Shaver (eds.), Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical Applications. NY: The Guildford Press. Haugaard, J., & Hazan, C. (2002). Foster parenting. In M. H. Bornstein (Ed.), Handbook of parenting: Vol. 1. Children and parenting (pp. 313-327). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. Neil, G., Parton, N., & Skivenes, M. (2011). Child protection systems: International trends and orientations. NY: Oxford University Press. Nelson, C.A., Furtado, E.A., Fox, N.A., & Zeanah, C.H. (2009). The deprived human brain. American Scientist, 97, 222-229. Nelson, C.A., Zeanah, C., & Fox, N.A. (2007). The effects of early deprivation on brain-behavioral development: The Bucharest Early Intervention Project. In D. Romer and E. Walker (Eds.), Adolescent Psychopathology and the Developing Brain: Integrating Brain and Prevention Science (pp.197-215). New York: Oxford University Press. Palacios, J., & Brodzinsky, D. (2010). Adoption research: Trends, topics, outcomes. International Journal of Behavioral Development, 34(3), 270-284. Rutter, M., et al. (2010). Deprivation-specific psychological patterns: Effects of institutional deprivation. Monographs of the Society for Research in Child Development, 76(4). Steele, H, & Steele, M. (2018). Handbook of attachment-based interventions. New York: Guildford. Wilson, K., & James, A. (2007). The child protection handbook. London: Bailiere Tindall. Acrescem artigos científicos e relatórios profissionais anualmente atualizados e disponibilizados aos alunos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16