Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8646
Acrónimo :
M8646
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta unidade curricular o estudante deverá ser capaz de conhecer os principais conceitos de marketing relacional e integrá-los, discuti-los e aplicá-los a diversos setores da atividade económica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1 Conhecer a origem e a evolução do marketing relacional; OA2 Compreender os principais conceitos do marketing relacional em vários setores de atividade económica; OA3 Comparar experiências, co-criação e sustentabilidade de práticas anteriores em marketing; OA4 Compreender as características das relações consumidor-marca; OA5 Analisar a criação, dinâmica e adaptações de relações fortes: love, coolness, engagement, tecnologias VR, AR, AI e aspetos éticos; OA6 Compreender os principais antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 Marketing relacional: origem e evolução P2 Dos bens/serviços à criação de experiências P3 Co-criação, sutentabilidade e CRM P4 Relações marca-consumidor P5 Construir e manter relacionamentos fortes: brand love, brand coolness P6 Segmentar e adaptar estratégias de marketing relacional: processo engagement , VR, AR, AI tecnologias e aspetos éticos P7 Antecedentes e consequentes da Qualidade da Relação

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A "demonstração de coerência" faz-se pela ligação dos conteúdos programáticos aos objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1 CP2 - OA1,OA3 CP3 - OA1, OA2, OA3 CP4 - OA4 CP5 - OA2, OA5 CP6 - OA1, OA2, OA5 CP7 - OA6

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: Apresentações e Participação nas aulas (20%); Trabalho final (45%); Teste final (35%). A nota mínima em cada é 7,5 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3, sem a qual há exclusão da avaliação periódica. Alunos que reprovarem na avaliação regular possuem a 1ª época e a época de recurso, tendo os exames uma ponderação de 100% ea nota mínima de 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação.Metodologias:Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, análise de casos de estudo, vídeos/ou tecnologias de virtual ou realidade aumentada (entre outras) e artigos científicos. Ativas, realização de trabalhos individuais e em grupo. Auto-estudo, trabalho autónomo do aluno. Grupos de trabalho 5 a 6 elementos. Recolha de informação e pesquisa por parte dos alunos, suportado em apresentações teóricas, vídeos ou outras tecnologias, artigos científicos e vários debates em sala de aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada contribui para o desenvolvimento das noções necessárias aos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática e visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de exercícios práticos OA2, OA3, OA4, OA5, OA6. 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Há lugar a uma série regular de encontros entre o docente e cada grupo de trabalho. Os estudantes poderão contatar o docente via email, telefone, presencialmente ou por zoom, podendo este ser solicitado durante as aulas ou por email. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para estudantes com Estatutos Especiais? deverão contactar o docente da UC ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Malhotra, N. k. & Agarwal, J. (2021). Customer Relationship Marketing: Theoretical and Managerial Perspectives. World Scientific Publishing Lemon, C. N. & Verhoef, P.C. (2016). Understanding Customer Experience Throughout the Customer Journey. Journal of Marketing, 80(6), 69-96 Warren, C., Batra, R., Loureiro, S.M.C., & Bagozzi, R.P. (2019). Brand coolness. Journal of Marketing, 83(5), 36-56 Loureiro, S.M.C. (2015). Loving and Hating Brands: Multiple Relationships between Consumers and Brands. In H.-R. Kaufmann (ed.). Handbook of Research on Managing and Influencing Consumer Behavior (chapter 18). IGI Global Loureiro, S.M.C., Romero, J., & Bilro, R.G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: a systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409. Loureiro, S.M.C. et al. (2021). Artificial Intelligence in Business: State of the Art and Future Research Agenda. Journal of Business Research, 129, 911-926. Nascimento, J., & Loureiro, S.M.C., Nascimento, J., & Loureiro, S.M.C. (2022). The PSICHE framework for sustainable consumption and future research directions. EuroMed Journal of Business. doi: 10.1108/EMJB-12-2021-0199, 2022, The PSICHE framework for sustainable consumption and future research directions. EuroMed Journal of Business. doi: 10.1108/EMJB-12-2021-0199,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Loureiro, S.M.C., Guerreiro. J., & Japutra, A. (2021). How escapism leads to behavioral intention in a virtual reality store with background music?. Journal of Business Research, 134, 288-300. Gupta, Sh., Pansari, A., & Kumar, V. (2018). Global Customer Engagement. Journal of International Marketing, 26(1), 4-29. Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Abingdon, Oxford: Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277). IGI Global Loureiro, S. M. C. (2020). Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 1-280). IGI Global Ashfaq, M., Yun, J., Yu, Sh., & Loureiro, S.M.C. (2020). I, Chatbot: Modeling the Determinants of Users? Satisfaction and Continuance Intention of Text-based Conversational Agents. Telematics and informatics, 54, 101473. Loureiro, S.M.C., & Sarmento, E. M. (2017). Relationship Marketing on Social Software Platforms. In Saurabh Kumar Dixit (ed.). Handbook of Consumer Behaviour in Hospitality and Tourism, Chapter 30 (section 4 consumer Loyalty Outlook) (pp. 1-16). Routledge - Taylor and Francis Group Publishing Loureiro, S.M.C. (2017). Consumption and well-being: collecting experiences rather than material possessions. In H-R. Kaufmann and M. F. A. K. Panni (eds.). Socio-economic Perspectives on Consumer Engagement and Buying Behavior, chapter 12 (pp. 247-277) IGI Global Palmatier, R. W. (2008). Relationship Marketing. Massachusetts: Marketing Science Institute Loureiro, S.M.C., Guerreiro, J., & Ali, F. (2020). 20 years of research on virtual reality and augmented reality in tourism context: A text-mining approach. Tourism Management, 77. 104028 Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S., & Bilro, R. G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 33(11), 3840-3859 Loureiro, S.M.C., Jimenez, J., & Romero, J. (2020). Enhancing brand coolness though perceived luxury values: insight from luxury fashion brands. Journal of Retailing and Consumer Services, 57 102211. doi: 10.1016/j.jretconser.2020.102211 Raouf, R., Hollebeek, L., Loureiro, S.M.C., Khan, I., & Hasan, R. (2023). Exploring Tourists’ Virtual Reality-Based Brand Engagement: A Uses-and-Gratifications Perspective. Journal of Travel Research, https://doi.org/10.1177/00472875231166598

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16