Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8647
Acrónimo :
M8647
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
68.0
Horas de Trabalho Total :
84.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhuns

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular dedica-se à modelização do risco de crédito e à avaliação de derivados de crédito.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, o aluno deve ser capaz de: 1. Determinar a probabilidade de default de empresas através dos modelos mais adequados. 2. Determinar o risco de crédito de carteiras. 3. Usar e avaliar derivados para cobertura do risco de crédito.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Fundamentos do risco de crédito 2. Estimação da probabilidade de default 2.1. Ratings das agências de crédito 2.2. Credit scoring e modelos internos de rating 3. Modelos estruturais de risco de crédito 3.1. O modelo de Merton 3.2. Extensões ao modelo de Merton 3.3. O modelo Moody`s KMV 3.4. O modelo CreditGrades 4. Reduced form models 5. Risco de crédito de portfolios 6. Derivados de crédito 7. Unified credit-equity models

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta ?demonstração de coerência? decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1., 2., 3. e 4. OA2 - Ponto do programa: 3., 4. e 5. OA3 - Pontos do programa: 6. e 7.

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: a) Um trabalho de grupo (máximo de 3 elementos) com peso de 30%; b) Um exame final (de Época Normal) com peso de 70% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 7.5 valores. Obterão aprovação, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores. Avaliação por exame: Os alunos podem realizar o exame de EN que terá um peso de 100%. Se reprovarem na avaliação periódica ou na EN podem aceder ao exame de recurso que terá um peso de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, através das seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) - Objectivo de aprendizagem (OA) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1, OA2 e OA3. 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos: OA1, OA2 e OA3. 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1, OA2 e OA3. 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planea-mento das Aulas: OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Devido à situação provocada pela COVID-19, as aulas e as avaliações poderão ser leccionadas e implementadas on-line em condições justificadas.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Artigos científicos a facultar pela equipa docente durante o trimestre. - Textos de apoio teórico/práticos a facultar pela equipa docente durante o trimestre;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


? http://www.bis.org/ - for Basel documents. ? http://www.riskmetrics.com/techdoc.html - for CreditMetrics documents. ? http://www.moodyskmv.com/ - for KMV documents. ? http://www.defaultrisk.com/ - for research papers. - Useful websites: - Schönbucher, P. J. (2003). Credit Derivatives Pricing Models: Models, Pricing and Implementation, Wiley. - Saunders, A. and Cornett, M. M. (2008). Financial Institutions Management: A Risk Management Approach, 6th edition, McGraw-Hill (Chapters 7, 11, and 12). - Saunders, A. and Allen L. (2010). Credit Risk Measurement In and Out of the Financial Crises: New Appraches to Value at Risk and Other Paradigms, 3rd edition, Wiley. - Löffler, G. and Posch, P. N. (2011). Credit Risk Modeling Using Excel and VBA, 2nd edition, Wiley. - Lando, D. (2004). Credit Risk Modeling: Theory and Applications, Princeton University Press. - Hull, J. C. (2008), Options, Futures and Other Derivatives, 7th edition, Prentice Hall (Chapters 22 and 23).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16