Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Macroeconomia de nível intermédio; cálculo diferencial e integral
Objetivos Gerais / Objectives
Esta é uma disciplina de mestrado que visa familiarizar os alunos com as questões centrais da teoria do crescimento económico, e sua aplicação à análise das causas do crescimento e das desigualdades de rendimento existentes entre países.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os objectivos deste curso são: OA1. Compreender os principais modelos de crescimento económico enquanto ferramentas de análise dinâmica. OA2. Conhecer e participar nas principais discussões empíricas relativas ao processo de crescimento económico e à explicação das desigualdades a nível mundial. OA3. Analisar e avaliar o impacto de políticas de promoção do crescimento económico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ao crescimento económico 2. O modelo de Solow 3. Implicações empíricas do modelo de Solow 4. Modelos de crescimento endógeno de 1ª geração 5. Modelos de crescimento endógeno de 2ª geração
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2, CP4, CP5 OA2 - CP1, CP3 OA3 - CP2, CP3, CP4, CP5
Avaliação / Assessment
A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: - Um trabalho de grupo, com uma ponderação de 40% - Um teste final com a ponderação de 60% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores desde que a classificação no teste final seja, no mínimo, de 8 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em grupo 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3 3. Activas, com realização de testes individuais OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto requer estudar previamente às aulas, resolver os exercícios propostos e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. Utilização da página do moodle como repositório de todo o material referente à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Acemoglu, D. (2009), Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press - Jones, C. I. and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, W. W. Norton & Company - Romer, D. (2019), Macroeconomics, 5th Edition, McGraw-Hill
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Barro, R. and Sala-i-Martin, X. (2004), Economic Growth, 2nd Edition, The MIT Press - Heijdra, B. J. (2017), Foundations of Modern Macroeconomics, 3rd Edition, Oxford University Press
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-23