Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8650
Acrónimo :
M8650
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Macroeconomia de nível intermédio; cálculo diferencial e integral

Objetivos Gerais / Objectives


Esta é uma disciplina de mestrado que visa familiarizar os alunos com as questões centrais da teoria do crescimento económico, e sua aplicação à análise das causas do crescimento e das desigualdades de rendimento existentes entre países.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os objectivos deste curso são: OA1. Compreender os principais modelos de crescimento económico enquanto ferramentas de análise dinâmica. OA2. Conhecer e participar nas principais discussões empíricas relativas ao processo de crescimento económico e à explicação das desigualdades a nível mundial. OA3. Analisar e avaliar o impacto de políticas de promoção do crescimento económico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução ao crescimento económico 2. O modelo de Solow 3. Implicações empíricas do modelo de Solow 4. Modelos de crescimento endógeno de 1ª geração 5. Modelos de crescimento endógeno de 2ª geração

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - CP2, CP4, CP5 OA2 - CP1, CP3 OA3 - CP2, CP3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em grupo 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas. | A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: - Um trabalho de grupo, com uma ponderação de 40% - Um teste final com a ponderação de 60% - A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores desde que a classificação no teste final seja, no mínimo, de 8 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos em grupo 3. Activas, com realização de testes individuais 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no planeamento das aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência OA1 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA1, OA2 e OA3 3. Activas, com realização de testes individuais OA1, OA2 e OA3 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. OA1, OA2 e AO3

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem activamente durante o semestre. Isto requer estudar previamente às aulas, resolver os exercícios propostos e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. Utilização da página do moodle como repositório de todo o material referente à UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Jones, C. I. and Vollrath, D. (2013), Introduction to Economic Growth, 3rd Edition, W. W. Norton & Company - Acemoglu, D. (2009), Introduction to Modern Economic Growth, Princeton University Press - Romer, D. (2019), Macroeconomics, 5th Edition, McGraw-Hill

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Barro, R. and Sala-i-Martin, X. (2004), Economic Growth, 2nd Edition, The MIT Press - Heijdra, B. J. (2017), Foundations of Modern Macroeconomics, 3rd Edition, Oxford University Press

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16