Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8656
Acrónimo :
M8656
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia Política

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de teoria económica. Conhecimentos básicos de história económica.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecimento e compreensão dos aspectos essenciais dos debates de ideias que integram o património da ciência económica num registo diacrónico e temático. Percepção da importância dos contributos dos economistas do passado para a reflexão em torno de alguns problemas centrais das sociedades contemporâneas e dos desafios que colocam à própria Economia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Competências de comunicação escrita: i) Produzir um documento bem estruturado ii) Demonstrar no documento que as mensagens principais foram identificadas de forma clara iii) sintetizar ideias e conclusões Pensamento crítico: i) Seleccionar e interpretar informação e referências relevantes a partir de fontes académicas e não académicas ii) Identificar e discutir problemas éticos Competências de análise e síntese i) Identificar e replicar os aspectos fundamentais das teorias e políticas económicas nas suas dimensões histórica e contemporânea ii) Compreender e debater controvérsias sobre modelos, técnicas e políticas em economia Resolução de problemas práticos em Economia: i) Compreender que a realidade económica é extrememente complexa e requer simplificações para ser analisada

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A historiografia das ideias económicas: questões metodológicas preliminares 2. Ideias económicas iniciais 3. Mercantilismo 4. Pensamento económico de 'transição': Fisiocracia e outros autores 5. Economia Política Clássica 6. Abordagens críticas da Economia Política Clássica e do capitalismo industrial: Historicismo (List) e Socialismo (Marx) 7. Marginalismo e Economia Neoclássica 8. Schumpter e a inovação 9. Keynes e o Keynesianismo 10. Neoliberalismo 11. Tendências e controvérsias actuais sobre teoria e política económica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa aborda os principais marcos de evolução das ideias económicas permitindo assim o "Conhecimento e compreensão dos aspectos essenciais dos debates de ideias que integram o património da ciência económica num registo diacrónico e temático". A referência a factos e momentos históricos particulares que se traduziram em mudanças da ciência económica (p.e. crise de 1929, crise dos anos 70) permitem a "Percepção da importância dos contributos dos economistas do passado para a reflexão em torno de alguns problemas centrais das sociedades contemporâneas e dos desafios que colocam à própria Economia".

Avaliação / Assessment


Avaliação final: Teste escrito/exame com consulta (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teóricas e práticas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A avaliação permite alcançar os seguintes objectivos de aprendizagem: Competências de comunicação escrita: i) Produzir um documento bem estruturado ii) Demonstrar no documento que as mensagens principais foram identificadas de forma clara iii) sintetizar ideias e conclusões Pensamento crítico: i) Seleccionar e interpretar informação e referências relevantes a partir de fontes académicas e não académicas ii) Identificar e discutir problemas éticos Competências de análise e síntese i) Identificar e replicar os aspectos fundamentais das teorias e políticas económicas contemporâneas ii) Compreender e debater controvérsias sobre modelos, técnicas e políticas em economia Resolução de problemas práticos em Economia: i) Compreender que a realidade económica é extrememente complexa e requer simplificações para ser analisada

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Backhouse, Roger E. (2002). The Penguin History of Economics. London: Penguin Books. Beaud, Michel e Giles Dostaler (1995). Economic Thought since Keynes. London and New York: Routledge. Dupont, Brandon (2017), The History of Economic Ideas. Economic Thought in Contemporary Context. London and New York: Routledge. Gide, Charles e Charles Rist (2000 [1994]). Histoire des docrines économiques depuis les physiocartes jusqu?à nos jours. Paris: Dalloz. Magnusson, Lars and Bo Strath (2016). A Brief History of Political Economy: Tales of Marx, Keynes and Hayek. Cheltenham: Edward Elgar. Milonakis, Dimitris e Ben Fine (2009). From Political Economy to Economics: Method, the social and the historical in the evolution of economic theory. London and New York: Routledge. Roll, Eric (1950 [1938]). A History of Economic Thought. London: Faber and Faber. Samuels, Warren J., Jeff E. Biddle e John B. Davis (ed.) (2003). A companion to the history of economic thought. London: Blackwell

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Focused bibliography covering all the syllabus' topics consiting of primary and secondary sources.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-18