Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender os principais factores que afectam a evolução dos sectores de atividade económica e o seu impacto no mercado de capitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecimento e compreensão da forma como a concorrência e as estratégias empresariais afectam o desempenho das empresas num dado sector. 2. Capacidade de determinar o impacto quantitativo e qualitativo que alterações no nível de concorrência e das estratégias das empresas têm no desempenho das empresas num dado sector, e ser capaz de fazer propostas sobre a estrutura de financiamento desejável das empresas. 3. Capacidade de avaliar o nível de concorrência de um dado sector. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Da indústria ao mercado: medidas de concentração 2. Concorrência e vantagem competitiva 3. Em torno da indústria: uma integração de modelos de análise 4. Concorrência e regulação: enquadramento legal 5. As fronteiras e objetivos da empresa 5.1. Eficiência produtiva 5.2. Integração vertical 5.3. Diversificação de atividades 5.4. Incentivos e relação de agência 5.5. Fusões e aquisições 6. Sectores, ciclo económico e a bolsa de valores 7. Análise de setores-chave da economia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Todos os sete conteúdos programáticos desta unidade curricular estão totalmente coerentes com os quatro objectivos de aprendizagem definidos, nomeadamente através do estabelecimento das seguintes correspondências: CP1 - OA1, OA2 e OA4 CP2 - OA1, OA2, OA3 e OA4 CP3 - OA1, OA2 e OA4 CP4 - OA3 e OA4 CP5 - OA1, OA2, OA3 e OA4 CP6 - OA1, OA2, OA3 e OA4 CP7 - OA1, OA2, OA3 e OA4
Avaliação / Assessment
Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 60% Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 40% Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência. - Participativas com a análise e resolução de exercícios de aplicação. - Activas com a realização de trabalho de grupo. - Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de um sector de actividade e o seu impacto no mercado de capitais. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 e OA2 - Participativas: OA1, OA2 e OA3 - Activas com a realização de trabalho de grupo: OA3 e OA4 - Auto-estudo e orientação tutorial: OA1, OA2 e OA3
Observações / Observations
Não aplicável.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dranove, D.; Besanko, D.; Shanley, M.; e Schaefer, S. (2017). Economics of Strategy. 7th Edition. New York: Wiley. Bodie, Z.; Kane, A.; e Marcus, A. J. (2018). Investments. 11th Edition. New York: Mc-GrawHill. Leão, E.; e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Emoção e Razão. Lisboa: Edições Sílabo. Textos de Apoio (a disponibilizar pela equipa docente)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Banco de Portugal. (2010). "Estrutura e Dinâmica das Sociedades não Financeiras em Portugal". Estudos da Central de Balanços. Dezembro. Caraça, J.; Lundvall, B. A.; e Mendonça, S. (2009). "The Changing Role of Science in the Innovation Process: From Queen to Cinderella?". Technological Forecasting and Social Change. 76: 861-867. Carlton, D. W.; and Perloff, J. M. (2004). Modern Industrial Organization. Fourth Edition. Pearson Klepper, S. (1997). "Industry Life Cycles". Industrial and Corporate Change. 6 (1): 145-81. Malerba, F. (2006). "Sectoral Systems: How and Why Innovation Differs Across Sectors". The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press. Mata, J. (2012). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian. Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora. Relatórios Sectoriais da Economist Intelligence Unit.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29