Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8659
Acrónimo :
M8659
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender os principais factores que afectam a evolução dos sectores de atividade económica e o seu impacto no mercado de capitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento e compreensão da forma como a concorrência e as estratégias empresariais afectam o desempenho das empresas num dado sector. 2. Capacidade de determinar o impacto quantitativo e qualitativo que alterações no nível de concorrência e das estratégias das empresas têm no desempenho das empresas num dado sector, e ser capaz de fazer propostas sobre a estrutura de financiamento desejável das empresas. 3. Capacidade de avaliar o nível de concorrência de um dado sector. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Da indústria ao mercado: medidas de concentração 2. Concorrência e vantagem competitiva 3. Em torno da indústria: uma integração de modelos de análise 4. Concorrência e regulação: enquadramento legal 5. As fronteiras e objetivos da empresa 5.1. Eficiência produtiva 5.2. Integração vertical 5.3. Diversificação de atividades 5.4. Incentivos e relação de agência 5.5. Fusões e aquisições 6. Sectores, ciclo económico e a bolsa de valores 7. Análise de setores-chave da economia

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 e OA2: P1, P2, P3, P5, P6 e CP7 OA3: P2, P4, P5, P6 e P7. oA4: P1, P2, P3, P4, P5, P6 e P7

Avaliação / Assessment


Avaliação Periódica: Teste: 60% Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 40% Aprovação pressupõe um média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência. - Participativas, com a análise e resolução de exercícios de aplicação. - Activas com a realização de trabalho de grupo. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de um sector de actividade e o seu impacto no mercado de capitais. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 e OA2 - Participativas: OA1, OA2 e OA3 - Activas com a realização de trabalho de grupo: OA3 e OA4. - Auto-estudo e orientação tutorial: OA1, OA2 e OA3.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dranove, D.; Besanko, D.; Shanley, M.; e Schaefer, S. (2017). Economics of Strategy. 7th Edition. New York: Wiley. Bodie, Z.; Kane, A.; e Marcus, A. J. (2018). Investments. 11th Edition. New York: Mc-GrawHill. Leão, E.; e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Emoção e Razão. Lisboa: Edições Sílabo. Textos de Apoio (a disponibilizar pela equipa docente)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Banco de Portugal. (2010). "Estrutura e Dinâmica das Sociedades não Financeiras em Portugal". Estudos da Central de Balanços. Dezembro. Caraça, J.; Lundvall, B. A.; e Mendonça, S. (2009). "The Changing Role of Science in the Innovation Process: From Queen to Cinderella?". Technological Forecasting and Social Change. 76: 861-867. Carlton, D. W.; and Perloff, J. M. (2004). Modern Industrial Organization. Fourth Edition. Pearson Klepper, S. (1997). "Industry Life Cycles". Industrial and Corporate Change. 6 (1): 145-81. Malerba, F. (2006). "Sectoral Systems: How and Why Innovation Differs Across Sectors". The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press. Mata, J. (2012). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian. Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora. Relatórios Sectoriais da Economist Intelligence Unit.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16