Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não tem.
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender os principais factores que afectam a evolução dos sectores de atividade económica e o seu impacto no mercado de capitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecimento e compreensão da forma como a concorrência e as estratégias empresariais afectam o desempenho das empresas num dado sector. 2. Capacidade de determinar o impacto quantitativo e qualitativo que alterações no nível de concorrência e das estratégias das empresas têm no desempenho das empresas num dado sector, e ser capaz de fazer propostas sobre a estrutura de financiamento desejável das empresas. 3. Capacidade de avaliar o nível de concorrência de um dado sector. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Da indústria ao mercado: medidas de concentração 2. Concorrência e vantagem competitiva 3. Em torno da indústria: uma integração de modelos de análise 4. Concorrência e regulação: enquadramento legal 5. As fronteiras e objetivos da empresa 5.1. Eficiência produtiva 5.2. Integração vertical 5.3. Diversificação de atividades 5.4. Incentivos e relação de agência 5.5. Fusões e aquisições 6. Sectores, ciclo económico e a bolsa de valores 7. Análise de setores-chave da economia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 e OA2: P1, P2, P3, P5, P6 e CP7 OA3: P2, P4, P5, P6 e P7. oA4: P1, P2, P3, P4, P5, P6 e P7
Avaliação / Assessment
Avaliação Periódica: Teste: 60% Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 40% Aprovação pressupõe um média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência. - Participativas, com a análise e resolução de exercícios de aplicação. - Activas com a realização de trabalho de grupo. - Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de um sector de actividade e o seu impacto no mercado de capitais. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 e OA2 - Participativas: OA1, OA2 e OA3 - Activas com a realização de trabalho de grupo: OA3 e OA4. - Auto-estudo e orientação tutorial: OA1, OA2 e OA3.
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dranove, D.; Besanko, D.; Shanley, M.; e Schaefer, S. (2017). Economics of Strategy. 7th Edition. New York: Wiley. Bodie, Z.; Kane, A.; e Marcus, A. J. (2018). Investments. 11th Edition. New York: Mc-GrawHill. Leão, E.; e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Emoção e Razão. Lisboa: Edições Sílabo. Textos de Apoio (a disponibilizar pela equipa docente)
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Banco de Portugal. (2010). "Estrutura e Dinâmica das Sociedades não Financeiras em Portugal". Estudos da Central de Balanços. Dezembro. Caraça, J.; Lundvall, B. A.; e Mendonça, S. (2009). "The Changing Role of Science in the Innovation Process: From Queen to Cinderella?". Technological Forecasting and Social Change. 76: 861-867. Carlton, D. W.; and Perloff, J. M. (2004). Modern Industrial Organization. Fourth Edition. Pearson Klepper, S. (1997). "Industry Life Cycles". Industrial and Corporate Change. 6 (1): 145-81. Malerba, F. (2006). "Sectoral Systems: How and Why Innovation Differs Across Sectors". The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press. Mata, J. (2012). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian. Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora. Relatórios Sectoriais da Economist Intelligence Unit.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16