Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não aplicável.
Objetivos Gerais / Objectives
Compreender os principais factores que afectam a evolução dos sectores de atividade económica e o seu impacto no mercado de capitais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecimento e compreensão da forma como a concorrência e as estratégias empresariais afectam o desempenho das empresas num dado sector. 2. Capacidade de determinar o impacto quantitativo e qualitativo que alterações no nível de concorrência e das estratégias das empresas têm no desempenho das empresas num dado sector, e ser capaz de fazer propostas sobre a estrutura de financiamento desejável das empresas. 3. Capacidade de avaliar o nível de concorrência de um dado sector. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Da indústria ao mercado: medidas de concentração 2. Concorrência e vantagem competitiva 3. Em torno da indústria: uma integração de modelos de análise 4. Concorrência e regulação: enquadramento legal 5. As fronteiras e objetivos da empresa 5.1. Eficiência produtiva 5.2. Integração vertical 5.3. Diversificação de atividades 5.4. Incentivos e relação de agência 5.5. Fusões e aquisições 6. Sectores, ciclo económico e a bolsa de valores 7. Análise de setores-chave da economia
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos fornecidos pelos pontos 1, 2, 3 e 4 permitem fornecer os principais elementos para a análise de um determinado sector de actividade, incidindo nas dinâmicas concorrenciais ligadas ao meio-envolvente e nas práticas regulatórias (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos do ponto 5 incidem na análise de diferentes estratégias sectoriais que as empresas podem adoptar para melhorar o seu desempenho no quadro do sector de actividade onde estão inseridas (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos alusivos ao ponto 6 permitem perceber a relação entre as dinâmicas sectoriais, o ciclo económico e o desempenho bolsista (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos relativos ao ponto 7 permitem a aplicação prática dos conceitos teóricos, através da realização de um trabalho de grupo sobre um determinado sector de actividade (OA1, OA2, OA3 e OA4).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 60% Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 40% Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência. - Participativas com a análise e resolução de exercícios de aplicação. - Activas com a realização de trabalho de grupo. - Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de um sector de actividade e o seu impacto no mercado de capitais. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 e OA2 - Participativas: OA1, OA2 e OA3 - Activas com a realização de trabalho de grupo: OA3 e OA4 - Auto-estudo e orientação tutorial: OA1, OA2 e OA3 As aulas expositivas são fundamentais para fornecer os principais conceitos e quadros teóricos de referência, contribuindo para os objectivos de aprendizagem 1 e 2. As aulas participativas permitem a aplicação prática dos conhecimentos, através da realização de vários exercícios, contribuindo para os objectivos de aprendizagem 1, 2 e 3. A realização do trabalho de grupo requere uma postura mais pró-activa por parte dos estudantes no desenvolvimento e comunicação de argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente, o que contribui para os objectivos de aprendizagem 3 e 4. A orientação tutorial representa um suporte de apoio ao auto-estudo, ajudando a atingir os objectivos de aprendizagem 1, 2 e 3.
Observações / Observations
Não aplicável.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Dranove, D.; Besanko, D.; Shanley, M.; e Schaefer, S. (2017). Economics of Strategy. 7th Edition. New York: Wiley. Bodie, Z.; Kane, A.; e Marcus, A. J. (2018). Investments. 11th Edition. New York: Mc-GrawHill. Leão, E.; e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Emoção e Razão. Lisboa: Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Banco de Portugal. (2010). "Estrutura e Dinâmica das Sociedades não Financeiras em Portugal". Estudos da Central de Balanços. Dezembro. Caraça, J.; Lundvall, B. A.; e Mendonça, S. (2009). "The Changing Role of Science in the Innovation Process: From Queen to Cinderella?". Technological Forecasting and Social Change. 76: 861-867. Carlton, D. W.; and Perloff, J. M. (2004). Modern Industrial Organization. Fourth Edition. Pearson Klepper, S. (1997). "Industry Life Cycles". Industrial and Corporate Change. 6 (1): 145-81. Malerba, F. (2006). "Sectoral Systems: How and Why Innovation Differs Across Sectors". The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press. Mata, J. (2012). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian. Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora. Relatórios Sectoriais da Economist Intelligence Unit.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-08-14