Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8659
Acrónimo :
M8659
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender os principais factores que afectam a evolução dos sectores de atividade económica e o seu impacto no mercado de capitais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecimento e compreensão da forma como a concorrência e as estratégias empresariais afectam o desempenho das empresas num dado sector. 2. Capacidade de determinar o impacto quantitativo e qualitativo que alterações no nível de concorrência e das estratégias das empresas têm no desempenho das empresas num dado sector, e ser capaz de fazer propostas sobre a estrutura de financiamento desejável das empresas. 3. Capacidade de avaliar o nível de concorrência de um dado sector. 4. Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Da indústria ao mercado: medidas de concentração 2. Concorrência e vantagem competitiva 3. Em torno da indústria: uma integração de modelos de análise 4. Concorrência e regulação: enquadramento legal 5. As fronteiras e objetivos da empresa 5.1. Eficiência produtiva 5.2. Integração vertical 5.3. Diversificação de atividades 5.4. Incentivos e relação de agência 5.5. Fusões e aquisições 6. Sectores, ciclo económico e a bolsa de valores 7. Análise de setores-chave da economia

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos fornecidos pelos pontos 1, 2, 3 e 4 permitem fornecer os principais elementos para a análise de um determinado sector de actividade, incidindo nas dinâmicas concorrenciais ligadas ao meio-envolvente e nas práticas regulatórias (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos do ponto 5 incidem na análise de diferentes estratégias sectoriais que as empresas podem adoptar para melhorar o seu desempenho no quadro do sector de actividade onde estão inseridas (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos alusivos ao ponto 6 permitem perceber a relação entre as dinâmicas sectoriais, o ciclo económico e o desempenho bolsista (OA1, OA2, OA3 e OA4). Os conteúdos programáticos relativos ao ponto 7 permitem a aplicação prática dos conceitos teóricos, através da realização de um trabalho de grupo sobre um determinado sector de actividade (OA1, OA2, OA3 e OA4).

Avaliação / Assessment


Avaliação ao Longo do Semestre: Teste: 60% Trabalho de Grupo (Apresentação e Discussão): 40% Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores Avaliação por Exame: Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100% Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


São utilizados as seguintes metodologias pedagógicas: - Expositivas para apresentação das teorias de referência. - Participativas com a análise e resolução de exercícios de aplicação. - Activas com a realização de trabalho de grupo. - Auto-estudo relacionado com o trabalho autónomo do aluno. O auto-estudo e o trabalho de grupo implicam a análise de um sector de actividade e o seu impacto no mercado de capitais. - Orientação tutorial, especialmente durante o horário de atendimento.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre os objetivos de aprendizagem e as metodologias de ensino: - Aulas expositivas: OA1 e OA2 - Participativas: OA1, OA2 e OA3 - Activas com a realização de trabalho de grupo: OA3 e OA4 - Auto-estudo e orientação tutorial: OA1, OA2 e OA3 As aulas expositivas são fundamentais para fornecer os principais conceitos e quadros teóricos de referência, contribuindo para os objectivos de aprendizagem 1 e 2. As aulas participativas permitem a aplicação prática dos conhecimentos, através da realização de vários exercícios, contribuindo para os objectivos de aprendizagem 1, 2 e 3. A realização do trabalho de grupo requere uma postura mais pró-activa por parte dos estudantes no desenvolvimento e comunicação de argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente, o que contribui para os objectivos de aprendizagem 3 e 4. A orientação tutorial representa um suporte de apoio ao auto-estudo, ajudando a atingir os objectivos de aprendizagem 1, 2 e 3.

Observações / Observations


Não aplicável.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Dranove, D.; Besanko, D.; Shanley, M.; e Schaefer, S. (2017). Economics of Strategy. 7th Edition. New York: Wiley. Bodie, Z.; Kane, A.; e Marcus, A. J. (2018). Investments. 11th Edition. New York: Mc-GrawHill. Leão, E.; e Barradas, R. (2023). Mercados Financeiros - Emoção e Razão. Lisboa: Edições Sílabo.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Banco de Portugal. (2010). "Estrutura e Dinâmica das Sociedades não Financeiras em Portugal". Estudos da Central de Balanços. Dezembro. Caraça, J.; Lundvall, B. A.; e Mendonça, S. (2009). "The Changing Role of Science in the Innovation Process: From Queen to Cinderella?". Technological Forecasting and Social Change. 76: 861-867. Carlton, D. W.; and Perloff, J. M. (2004). Modern Industrial Organization. Fourth Edition. Pearson Klepper, S. (1997). "Industry Life Cycles". Industrial and Corporate Change. 6 (1): 145-81. Malerba, F. (2006). "Sectoral Systems: How and Why Innovation Differs Across Sectors". The Oxford Handbook of Innovation, Oxford University Press. Mata, J. (2012). Economia da Empresa. Fundação Calouste Gulbenkian. Leão, P. (2011). Economia dos Mercados e da Empresa. Escolar Editora. Relatórios Sectoriais da Economist Intelligence Unit.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-08-14