Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8660
Acrónimo :
M8660
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
26.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
27.0h/sem
Trabalho Autónomo :
123.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


No final desta UC, o aluno deverá conhecer as principais dinâmicas relacionadas com a internacionalização das empresas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Compreender a evolução da economia internacional no período recente. OA2. Compreender as principais dimensões de atuação de uma empresa a operar em ambiente internacional e discutir estudos de caso

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Ambiente Económico Internacional e Processo de Internacionalização ? um mapeamento geral P2. Economia Mundial em Grandes Números P3. Principais Riscos do Processo de Internacionalização: risco cultural e risco país P4. Diplomacia Económica P5. Seleção e Análise de Mercados P6. Internacionalização Empresarial ? Estudos de Caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: Pontos do programa 1 a 2 OA2: Pontos do programa 3 a 6

Avaliação / Assessment


A aprovação na UC pode ser obtida através de duas modalidades: I. Avaliação ao longo do semestre incluindo os seguintes elementos: - Teste individual: 60% - Trabalho de grupo: 40% (resultante do relatório escrito e da discussão em aula) II - Avaliação final correspondendo a um exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno desenvolverá competências de análise, síntese, pesquisa, crítica e comunicação escrita e oral, em conformidade com os objetivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação 3. Participativas com análise e discussão de casos de estudo reais 4. Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 5. Autoestudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que de seguida se apresentam as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objetivos: 1. Expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência ---> para todos os OAs; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios de aplicação---> para todos os OAs; 3. Participativas com análise e discussão de casos de estudo reais---> para todos os OAs; 4. Ativas com realização de trabalhos individuais e de grupo---> para todos os OAs; 5. Autoestudo ---> para todos os OAs.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Crespo, N. e Tomás, M. J. (2017) Internacionalização da Economia Portuguesa - Casos de Sucesso Empresarial?, Ed. Circulo de Leitores, col. Temas e Debates. Cavusgil, S., G. Knight e J. Riesenberger (2016), International Business ? The New Realities, 5ª edição, Pearson.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Outros textos a mencionar pela equipa docente. Crespo, N. e Simoes, N. (2021). ?Uma Viagem ao Mundo das Ideias Económicas - 100 questões para entender a economia?, Actual Editora (Lisboa, Portugal).

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-16