Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8663
Acrónimo :
M8663
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Recomenda-se conhecimentos prévios (e elementares) em: macroeconomia, microeconomia e cálculo.

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos compreendem a nível macroeconómico os aspetos cruciais do funcionamento de uma economia de mercado e das instituições de política económica, com ênfase nas flutuações de curto prazo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno deverá: 1. Identificar as principais variáveis macroeconómicas e instrumentos de política económica. 2. Identificar mudanças da conjuntura económica e fatores subjacentes a essas mudanças 3. Compreender os mecanismos de política económica e avaliar as suas consequências macroeconómicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A Macroeconomia numa perspetiva dinâmica 2. Introdução aos ciclos económicos 3. Teorias gerais para compreender os ciclos económicos 4. Métodos empíricos e indicadores de conjuntura 5. Elementos teóricos adicionais para o estudo dos ciclos económicos 6. As políticas macroeconómicas de estabilização

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2, CP3, CP4 OA2: CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA3: CP6, CP7, CP8, CP9

Avaliação / Assessment


A avaliação será feita por um teste final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise de exemplos práticos 3. Ativas, com realização de exercícios após as aulas 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos

Observações / Observations


Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Burda, , M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics: a European text. 7th Edition, Oxford University Press. Sørensen, P. B. and Whitta-Jacobsen, H. J. (2010). Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2 ed., McGraw- Hill, New York. Sørensen, P. and Whitta-Jacobsen, H., Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 3rd Edition, 2022, Oxford University Press, Mazzi, G-L and Ozyildirim, A. main editors, Handbook on Cyclical Composite Indicators for Business Cycle Analysis, 2017, EUROSTAT,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Mishkin, F. S.(2014), Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, New York.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16