Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se conhecimentos prévios (e elementares) em: macroeconomia, microeconomia e cálculo.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos compreendem a nível macroeconómico os aspetos cruciais do funcionamento de uma economia de mercado e das instituições de política económica, com ênfase nas flutuações de curto prazo.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno deverá: 1. Identificar as principais variáveis macroeconómicas e instrumentos de política económica. 2. Identificar mudanças da conjuntura económica e fatores subjacentes a essas mudanças 3. Compreender os mecanismos de política económica e avaliar as suas consequências macroeconómicas.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A Macroeconomia numa perspetiva dinâmica 2. Introdução aos ciclos económicos 3. Teorias gerais para compreender os ciclos económicos 4. Métodos empíricos e indicadores de conjuntura 5. Elementos teóricos adicionais para o estudo dos ciclos económicos 6. As políticas macroeconómicas de estabilização
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1: CP1, CP2, CP3, CP4 OA2: CP5, CP6, CP7, CP8, CP9 OA3: CP6, CP7, CP8, CP9
Avaliação / Assessment
A avaliação será feita por um teste final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise de exemplos práticos 3. Ativas, com realização de exercícios após as aulas 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que se apresentam, a seguir, as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência: Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios: Todos 3.Activas, com realização de trabalhos: Todos 4.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno: Todos
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Burda, , M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics: a European text. 7th Edition, Oxford University Press. Sørensen, P. B. and Whitta-Jacobsen, H. J. (2010). Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 2 ed., McGraw- Hill, New York. Sørensen, P. and Whitta-Jacobsen, H., Introducing Advanced Macroeconomics: Growth and Business Cycles, 3rd Edition, 2022, Oxford University Press, Mazzi, G-L and Ozyildirim, A. main editors, Handbook on Cyclical Composite Indicators for Business Cycle Analysis, 2017, EUROSTAT,
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Mishkin, F. S.(2014), Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, New York.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16