Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Economia
Departamento / Department
Departamento de Economia
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Recomenda-se conhecimentos prévios (e elementares) em: macroeconomia, microeconomia e cálculo.
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos compreendem a nível macroeconómico os aspetos cruciais do funcionamento de uma economia de mercado e das instituições de política económica, com ênfase nas flutuações de curto prazo de uma economia aberta.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno deverá: 1. Identificar as principais variáveis macroeconómicas e instrumentos de política económica. 2. Compreender os mecanismos de política económica e avaliar as suas consequências macroeconómicas. 3. Analisar e avaliar as consequências de choques exógenos sobre a atividade económica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Regularidades dos ciclos económicos 2. O equilíbrio no mercado de bens e serviços 3. O Banco Central e a regra de política monetária 4. Inflação, desemprego e oferta agregada 5. O equilíbrio macroeconómico 6. Política monetária no modelo AD-AS 7. Política orçamental e fiscal no modelo AD-AS 8. Limitações da política macroeconómica
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP) interligam-se com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se elenca: OA1 – CP1, CP2, CP3, CP4 OA2 – CP5, CP6, CP7, CP8 OA3 – CP5, CP6, CP7, CP8
Avaliação / Assessment
A avaliação decorre ao longo do semestre de trabalho e compõe-se pelos seguintes elementos: • Trabalho de grupo com uma ponderação de 40% • Teste final com uma ponderação de 60% A aprovação é obtida com uma classificação superior ou igual a 9,5 valores desde que a classificação em cada teste seja, no mínimo, de 8 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Ao longo do semestre, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3. Ativas, com realização de testes individuais e trabalhos de casa 4. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Abaixo, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. 1. Expositivas OA1 e OA2 2. Participativas OA1, OA2 e AO3 3. Ativas OA2 e OA3 4. Auto-estudo OA1, OA2 e AO3
Observações / Observations
Espera-se que os estudantes participem ativamente durante o semestre. Isto implica estudar as matérias, resolver os exercícios e submeter-se ao regime de avaliação da disciplina. A página do fénix + é usada como repositório de todo o material referente à UC. A página é frequentemente atualizada, bem como o espaço para notícias que permite que os alunos conheçam a informação relevante respeitante à UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Burda, M., & Wyplosz, C. (2017). Macroeconomics: a European text. 7th Edition, Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Sorensen, P. B. e H. J. Whitta-Jacobsen (2010), 2ª Ed., Introducing Advanced Macroeconomics, McGraw-Hill, New York. Mishkin, F. S. (2014), Macroeconomics: Policy and Practice, 2nd Edition, Pearson, Addison-Wesley, NewYork.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-04