Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
M8667
Acrónimo :
M8667
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
·

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
24.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Departamento de Finanças

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


·

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que no final da unidade curricular, os alunos demonstrem competências na análise, avaliação e uso de produtos derivados tais como swaps, opções, contratos de futuros e forwards.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: O.A.1 Compreender e descrever a estrutura e mecânica do mercado de futuros, forwards e opções e swaps. O.A.2 Saber determinar o valor de um contrato de futuros, forwards e opções. O.A.3 Explicar operações de arbitragem com derivados e o papel das mesmas no equilíbrio dos mercados. O.A. 4 Compreender e saber aplicar estratégias de imunização e especulação com derivados.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introdução aos mercados de derivados 2. Mercados de Futuros 2.1 Características dos contratos de futuros. 2.2 Identificação das principais bolsas de derivados. Identificação dos principais contratos de futuros. 2.3 Preço e Arbitragem 2.4. Gestão do risco com futuros imunização e especulação 2.4.1 Especulação: Princípios Gerais e Aplicações com Futuros. 2.4.2 Cobertura do Risco (hedging) 3. Contratos Forward 4. Mercados de Opções 4.1 Introdução dos Conceitos Básicos, Perfil de Risco e de Resultados, Organização e Funcionamento do Mercado. 4.2 O preço (prémio) das Opções 4.3 Estratégias com opções. 4.4 Modelos de Avaliação de Opções 4.5 As letras gregas 4.6 A volatilidade das opções 4.7 Opções Exóticas

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1- 1. Mercados Financeiros; 2.1-2.2; -2.1-2.2; 3. Forwards, 4.1 Introdução dos Conceitos Básicos, Perfil de Risco e de Resultados, Organização e Funcionamento do Mercado OA2-2.3 Preço e Arbitragem, 4.2 O prémio das opções; 4.4 Modelos de Avaliação de Opções OA3 -2.3 Preço e Arbitragem OA4 -2.4. Gestão do risco com futuros imunização e especulação 2.6 4 Imunização com futuros de índices de acções; 4.3 Estratégias com opções; 4.5 As letras gregas

Avaliação / Assessment


A avaliação desta UC é realizada da seguinte forma: (1) Trabalho de grupo (30% da nota final). (2) Exame de 1ª época (70% da nota final para os alunos em sistema de avaliação periódica e 100% da nota final para os outros). O exame de 1ª época para os alunos na modalidade de avaliação periódica não poderá ser inferior a 7.5 valores. Os exames de 2ª época e época especial são realizados de acordo com as condições do regulamento do mestrado e terão uma ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino (e.g., Aulas teóricas expositivas; apresentação, análise e debate de casos; aulas particpativas com resolução de problemas; autoestudo etc.) que, de forma articulada, permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos OA 2, 3, 4, 5, 6, 7, 9, 3. Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 4. Participativas com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio e leitura OA9-10 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


and Risk Management, South-Western, Cengage Learning, 8th Edition. - Chance e Brooks (2010) - An Introduction to Derivatives - J. Hull (2011) - Options, Futures and Other Derivatives, Prentice Hall. - Textos de Apoio teórico/práticos a facultar pelo docente durante o semestre;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Michael Lewis (2011) - The Big Short: Inside the Doomsday Machine. - Roger Lowenstein (2001) - When Genius Failed: The Rise and Fall of Long-Term Capital Management.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16